© REUTERS / Carlo Allegri (Foto de arquivo) 
Fernando Alonso fez história. Neste domingo (17), o espanhol confirmou o favoritismo e, ao lado de Kazuki Nakajima, Sebastien Buemi, conquistou as 24h de Le Mans. A corrida francesa é uma das mais tradicionais do automobilismo mundial. Agora, resta apenas um triunfo nas 500 Milhas de Indianápolis, nos Estados Unidos, para o bicampeão mundial de F-1 ganhar a chamada tríplice coroa do esporte a motor.
PUB
Até hoje, o único piloto a vencer as duas tradicionais provas e o Grande Prêmio de Mônaco de F-1 é Graham Hill. O britânico faturou as 24 horas de Le Mans (em 1972), as 500 milhas em 1966 e o Grande Prêmio de Mônaco (em 1963, 1964, 1965, 1968 e 1969). Alonso, por sua vez, foi o primeiro colocado em Mônaco em 2006 e 2007.
+ Neymar posta vídeo preparando o visual para a estreia na Copa
Na última temporada, Alonso se aventurou nos Estados Unidos para disputar as 500 Milhas. O espanhol largou na quinta posição, chegou a liderar, mas abandonou a disputa após problema com o motor Honda. A prova foi vencida pelo japonês Takuma Sato.
Apesar de ser a primeira participação de Alonso nas 24 Horas de Le Mans, o espanhol era favorito por integrar a equipe Toyota. A escuderia japonesa era a única da categoria LMP1, a mais potente e importante nas corridas de longa duração, a ser oficial de fábrica. Além disso, Alonso tinha experiência de correr as 24 Horas de Daytona, nos EUA, e de vencer a etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica, do Mundial de Endurance. Com informações da Folhapress.