© Antonio Cruz/Agência Brasil
Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios aponta que há mais eleitores do que habitantes em cinco cidades do Tocantins. Moradores do estado vão às urnas novamente no próximo domingo (24) para eleger o governador que assumirá o cargo até o fim deste ano.
PUB
De acordo com o mesmo estudo, a maior diferença ocorreu em Chapada de Areia, tem 528 eleitores a mais do que moradores. O mesmo ocorre nas cidades de Oliveira de Fátima, Lajeado, Fortaleza do Tabocão e Monte Santo do Tocantins.
Ouvido pelo G1, o advogado especialista em direito eleitoral Marcelo Cordeiro afirmou que esta diferença pode estar relacionada à fraude eleitoral. "O candidato a governador ou os candidatos a deputados estaduais, deputados federais, candidatos a prefeitos e vereadores têm interesse específico em ter uma maior votação naquele município e eles então começam a captar eleitores de outras cidades através de relação de amizade, relações de parentesco para votar especificamente naquele município. Isso configura uma fraude eleitoral, pode gerar vários tipos de processos e não é aceito pela legislação eleitoral", explica.
Leia também: Resultado do Sisu será divulgado nesta segunda