Saiba por que Maia e Eunício não podem assumir lugar de Temer

Comandantes da Câmara e do Senado precisam deixar o país sempre que o presidente da República viaja para o exterior

© Beto Barata/PR

Política Pré-eleição 18/06/18 POR Notícias Ao Minuto

Nesta segunda-feira (18), pela segunda vez no ano, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), assume o país, já que o presidente Michel Temer viajou para o Paraguai, a fim de participar de reunião do Mercosul.

PUB

Como desde a posse de Temer, após o impeachment de Dilma Rousseff, o Brasil não tem vice, caberia ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumir o cargo. Em seguida, conforme a linha sucessória, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), poderia ocupar a função. Só depois dele aparece o presidente do Supremo.

No entanto, tanto Maia quanto Eunício poderiam se tornar inelegíveis para as próximas eleições, caso sentassem na cadeira de presidente. O motivo está na Constituição que diz, em seu artigo 14: "Para concorrerem a outros cargos, o presidente da República [ou quem os houver sucedido], os governadores de Estado e do Distrito Federal e os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito".

+ Dos 24 senadores alvos da Lava Jato, 17 devem tentar a reeleição

Ou seja, tendo em vista que faltam menos de quatro meses para as eleições, Maia e Eunício estariam impedidos de disputar o pleito. O primeiro, por mais que esteja disposto a disputar a Presidência, não descarta concorrer a um novo mandato de deputado federal. Já Eunício é pré-candidato à reeleição como senador pelo estado do Ceará.

“Se Maia e Eunício assumirem a Presidência neste período pré-eleitoral, a quatro meses da eleição, eles poderiam disputar apenas a eleição à própria Presidência. Eles não poderiam tentar um novo mandato de deputado e senador”, diz Mayer dos Santos, professor de Direito Eleitoral, ao explicar que a exceção em relação ao prazo de seis meses de afastamento obrigatório é para eleição ao cargo de presidente da República.

Diante disso, conforme destaca o portal G1, Maia foi para Portugal e Eunício para a Argentina, cabendo a Cármen Lúcia o comando do país, até a noite de hoje, quando Temer retorna.

Especialista em Direito Eleitoral, o advogado Francisco Emerenciano lembra que a legislação não faz distinção entre quem assume a Presidência em definitivo ou quem apenas fica no exercício do cargo por poucos dias, substituindo o titular durante uma viagem.

“É desproporcional ficar inelegível para outros cargos por assumir a Presidência por um dia, mas a legislação não faz essa ressalva”, afirma Emerenciano.

No caso de Maia, o risco de inelegibilidade também poderia complicar o eventual interesse de seu pai, Cesar Maia, de disputar as eleições de outubro no estado do Rio de Janeiro. A Constituição também estabelece que ficam inelegíveis parentes de até segundo grau do presidente ou de quem o tenha substituído nos seis meses anteriores à eleição, exceto quando esse familiar concorre à reeleição. Cesar Maia é vereador na cidade do Rio Janeiro.

“Rodrigo Maia assumindo a Presidência, automaticamente seu pai não poderia concorrer a deputado, senador ou governo no Rio”, explica o professor Mayer dos Santos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Bolsonaro Há 23 Horas

'Vamos partir pra guerra': golpistas pediam 'orientação' a general próximo de Bolsonaro

politica BOLSONARO-PF Há 16 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 1 Hora

Qual será o próximo destino de Neymar?

justica São Paulo Há 23 Horas

'Quem vai devolver meu filho?', lamenta pai de universitário morto em abordagem da PM

fama Ellen DeGeneres Há 19 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 18 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama ED-MOTTA Há 21 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 17 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk Há 21 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 20 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino