Espanha vence o Irã e divide liderança do grupo B com Portugal

Os campeões mundiais de 2010 tiveram que superar uma surpreendente demissão de Julen Lopetegui

© Sergio Perez/Reuters

Esporte Futebol 20/06/18 POR Folhapress

Cotada como uma das favoritas para o título da Copa do Mundo, nem em seus piores pesadelos a Espanha esperava passar por tantas dificuldades na Rússia. Os campeões mundiais de 2010 tiveram que superar uma surpreendente demissão de Julen Lopetegui, a 48 horas de sua estreia no Mundial, e amargaram um empate com saber de derrota por 3 a 3 para Portugal, já no final da partida.

PUB

Por isso, a sofrida vitória por 1 a 0 diante do Irã, nesta quarta-feira (20), na Arena Kazan, trouxe um sentimento de alívio para os espanhóis. O resultado não apenas manteve a equipe com chances reais de seguir no Mundial como deixou toda a definição do Grupo B para a última rodada, na próxima segunda-feira (25).

Espanha e Portugal estão empatadas com quatro pontos cada uma, seguidas pelo Irã, que tem três. Na teoria, o desafio espanhol será um pouco mais fácil, porque enfrentará uma eliminada seleção do Marrocos na última rodada. Já Irã e Portugal farão um confronto direto por uma das vagas.

+ Capitão da Costa Rica: 'Talvez o Brasil ganhe de nós em 19 de 20 jogos'

Empate nos dois jogos classificará as duas seleções europeias para as oitavas de final, com a definição de posições ficando para os critérios de desempate. Para a Espanha, contudo, mais importante do que fazer projeções e contas, foi festejar a difícil vitória sobre o bravo time do Irã. Depois de um primeiro tempo onde chegou a criar mais chances de gol, porém esbarrou na forte defesa iraniana, a vitória só veio graças ao senso de oportunismo do artilheiro Diego Costa.

Aos 8min da etapa final, o atacante recebeu um passe magistral de Andrés Iniesta dentro da área. Ao tentar travar o chute do brasileiro naturalizado espanhol, o iraniano Rezaeian chutou a bola em sua perna, desviando-a para as redes, para desespero do goleiro Beiranvand. O jogo ainda teve um momento de grande frustração para o irã, que chegou a empatar a partida aos 16 minutos. Rezaeian cobrou uma falta na área, Azmoun desviou e bola sobrou para Ezatolahi  fazer o gol.

Mas a emocionante comemoração dos iranianos acabou frustrada, após o árbitro uruguaio Andres  Cunha anular o gol, marcando impedimento.A pressão final do Irã não deu resultado, esbarrando na falta de maior qualidade de seus atacantes – das cinco chances de gol criadas pela equipe, nenhuma acertou o gol espanhol. O Irã ainda segue com chances de avançar para a fase de mata-mata, embora mantenha a escrita de só perder para equipes europeias em Mundiais, com sete derrotas em sete confrontos.

Já os badalados espanhóis, que ao menos por enquanto estão afastando o perigo de uma eliminação precoce na Copa do Mundo, conseguiram manter uma marca impressionante: estão há 22 partidas sem perder, na maior série invicta no futebol internacional. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news Há 23 Horas

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 15 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 19 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama