O que fazer quando a pele é mais velha do que a idade real?

Saiba como recuperar uma pele envelhecida precocemente com ajuda de cápsulas manipuladas

© iStock

Lifestyle envelhecimento 21/06/18 POR Notícias Ao Minuto

O envelhecimento natural traz modificações à pele e isso é inegável. Mas o processo epigenético — em que a pele envelhece por conta de fatores ambientais — é o que mais assusta. É nesse momento que a pele parece “entregar” uma idade maior do que a pessoa de fato tem: com rugas, linhas de expressão, falta de uniformidade e textura, pigmentação desigual, poros abertos, manchas, ressecamento, olheiras e falta de luminosidade. Às vezes, o problema se estende para a saúde do cabelo e das unhas.

PUB

Segundo a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, existe um declínio na capacidade de reparo e proliferação celular logo após os 25 anos em média.

+ Vitiligo: entenda a doença que provoca a despigmentação da pele

“Nessa idade, temos a primeira perda no metabolismo de regeneração e começamos a ter deficiência em produzir espontaneamente os antirradicais livres e antiglicantes, que combatem os superóxidos que envelhecem o nosso organismo, principalmente gerados pelo stress, poluição, má alimentação, cigarro, privação de sono e consumo exagerado de bebida alcoólica. Com isso, começa a perda da estrutura primária das fibras de colágeno e elastina que se tornam mais frágeis e menos organizadas, perda das proteínas da matriz extracelular além da produção do ácido hialurônico responsável pela hidratação, radiância, firmeza e turgor da pele”, destaca a dermatologista.

É por esse motivo, segundo ela, que muitas vezes uma pele — se não tratada com nutracêuticos repositores de colágeno e cremes com ativos de hidratação — pode aparentar ser mais velha do que a pessoa é de fato. “Os nutracêuticos devem ser utilizados com ação de antirradicais livres e antiglicantes para ajudar a combater a formação destas toxinas como os superóxidos que envelhecem precocemente o nosso corpo.”

A dermatologista dá dicas de como reverter esse processo e destaca: “Esses ativos podem ser usados em associação para potencializar os resultados. Além disso, a aplicação tópica de produtos é importante e o dermatologista é o profissional mais capacitado para direcionar o tratamento, seja com cápsulas manipuladas, fórmulas com ativos tópicos ou com lasers e equipamentos”, pontua.

1.Apostar em nutracêuticos com ação antiglicante

“A partir dos trinta anos aumenta a reação de glicação, na qual o açúcar que reage com as proteínas do nosso corpo endurece as fibras do colágeno, deixando-as menos elásticas e levando a perda da capacidade de contração. O resultado é um tecido cutâneo menos uniforme e nutrido com mudança inclusive na tonalidade da pele. Esta se torna mais amarelada, menos luminosa e hidratada. Ou seja, nos caramelizamos (reações de glicação). Para evitar a ação do açúcar no organismo, temos o Glycoxil, uma carcinina biodisponível que tem a capacidade de impedir o açúcar de se ligar às proteínas (ação antiglicante) e também de desligar o açúcar da proteína (ação desglicante), dessa forma conseguimos estabelecer o reequilibrio das reações internas e melhorar o aspecto da pele, mais luminosa e revitalizada”, explica.

2.Repor Silício Orgânico

“Outro ponto importante para que a pele se mantenha saudável é a reposição de Silício Orgânico, pois temos a maior concentração deste oligoemento na nossa vida fetal e no decorrer dos anos ele diminui. Obtemos silício por meio da alimentação, e infelizmente a partir dos trinta anos a absorção se torna menor, e é quando começam a aparecer as linhas de expressão, a flacidez. É extremamente importante a reposição de Silicio Orgânico Hidrossolúvel Exsynutriment, pois é a forma biodisponível que tem a capacidade de reestruturar a derme e também outros tecidos do organismo internamente. O resultado é uma pele mais firme, unhas mais resistentes e cabelos mais saudáveis.”

3.Eliminar as toxinas

“No nosso organismo, temos o pulmão da célula (mitocôndria) e a nossa máquina de energia, e atualmente o que mais tem se discutido nos congressos são as mitocondriopatias (doenças ocorridas devido ao desgaste ou mau funcionamento das mitocôndrias). Ativos que atuem na saúde da mitocôndria, ou que melhorem o seu na geração de energia são importantes para complementar o tratamento tópico, pois teremos uma pele mais bem oxigenada e com capacidade de trocar nutrientes de uma forma mais efetiva. O Bio Arct é uma biomassa marinha padronizada que tem a capacidade de triplicar a produção de energia (ATPs) e também de melhorar a eliminação das toxinas.”

4.Desinflame

“Outro tema recorrente é que o envelhecimento ocorre devido a inflamações. Para combatermos o envelhecimento, é importante utilizarmos ativos que atuem como moduladores inflamatórios, como os Fosfolipídeos de Caviar (F.C. Oral), que são ricos em fosfatidilcolina, ômegas 3 (DHA + EPA), astaxantina e vitamina E. O mais interessante deste ativo é que temos o DHA na sua forma biodisponível, com forte ação anti-inflamatória e também uma forma de suplementação de colina”, comenta a dermatologista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 16 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 16 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Realeza britânica Há 9 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 17 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 12 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

brasil Tragédia Há 16 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos