Entenda os critérios de classificação para a próxima fase da Copa

Número de cartões amarelos e vermelhos estão entre eles

© Ivan Alvarado/Reuters

Esporte regras 22/06/18 POR Agência Brasil

Na segunda rodada de jogos da Copa do Mundo Rússia 2018, já tem seleções fazendo conta para saber o que precisam para passar para a próxima fase da competição. Nesse sentido, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) definiu novos critérios de classificação para a primeira fase, ou fase de grupos. A entidade vai usar pela primeira vez o número de cartões amarelos e vermelhos como critério de desempate para definir as seleções que passam para a segunda fase, conhecida como fase mata-mata.

PUB

+ Eliminação precoce pode reacender discussão sobre adeus de Messi

Na fase de grupos, a classificação obedece os seguintes critérios, passando de um para outro, até que ocorra o desempate: maior número de pontos ganhos, contando três pontos por vitória, um por empate e zero por derrota. Cada seleção faz três jogos nesta fase; a maior diferença de gols, entre os gols feitos e os sofridos; e o maior número de gols marcados pela seleção.

Caso esses critérios não decidam, então serão considerados apenas os jogos entre as seleções ainda empatadas, obedecendo a mesma ordem de prioridade: maior pontuação; saldo de gols e o melhor ataque. Mesmo assim, caso duas seleções continuem iguais, tem uma última chance antes do sorteio. Serão levados em consideração os cartões amarelos e vermelhos recebidos nos três jogos. Fica em melhor posição quem perder menos pontos.

Um cartão amarelo perde um ponto, dois amarelos, com consequente expulsão, perde três pontos; um cartão vermelho direto perde quatro pontos e, se um jogador receber um cartão amarelo e depois um vermelho, a seleção perde cinco pontos. Se nada disto resolver a Fifa realizará um sorteio para definir as posições dos empatados no grupo em questão.

Na fase de grupos, duas das quatro seleções são eliminadas e os dois melhores colocados seguem para as oitavas de final. E, a partir daí, se houver empate nos 90 minutos haverá uma prorrogação de 30 minutos. Caso ainda persista o empate, a decisão será a cobrança de tiros livres da marca do pênalti. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 20 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 22 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 22 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 21 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia