Estupros voltam a crescer em maio em SP; é o 8º mês seguido de alta

Em números absolutos, a polícia registrou 1.036 ataques sexuais no mês de maio, contra 943 reclamados no mesmo mês de 2017

© Pixabay

Justiça violência 25/06/18 POR Folhapress

Os estupros voltaram a crescer em maio em São Paulo, com o aumento de 10%. É o oitavo mês seguido de alta desse tipo de crime.

PUB

Por outro lado, o estado também teve nova queda nos roubos de carga, de 29%, a nona redução consecutiva, de acordo com dados divulgados pelo governo paulista nesta segunda (25).

Em números absolutos, a polícia registrou 1.036 ataques sexuais no mês de maio, contra 943 reclamados no mesmo mês de 2017. No acumulado nos primeiros cinco meses de 2018, a alta é ainda maior. São 5.212 casos contra 4.485 no acumulado de 2017 no mesmo período, um aumento de 16,2%.

Já com relação aos roubos de carga -uma das principais preocupações do governo paulista desde o ano passado-, a redução de 29% representa, em números absolutos, 277 casos a menos: em maio de 2017 foram 939 crimes, contra os 662 atuais. No acumulado, a redução chega a 17% (de 4.485 para 3.712).

Os homicídios, ainda segundo os dados oficiais, também mantiveram a tendência de queda. Em maio passado, o estado registrou 248 homicídios intencionais, contra 273 no mesmo período de 2017: queda de 9%. No acumulado, redução é de 12,9%: de 1.518 para 1.323.

Essa queda estadual não se deve, porém, ao desempenho da capital. A cidade de São Paulo assistiu no mês de maio, período em que ocorreu a greve dos caminhoneiros, um crescimento de 32% nos assassinatos, passando de 50 em maio do ano passado para 66 vítimas, neste ano.

Segundo o secretário Mágino Alves Barbosa Filho, a polícia ainda estuda os motivos para a elevação dos homicídios dolosos na capital e, por ora, não teria ligação com o movimento dos caminhoneiros.

Sobre os estupros, o secretário voltou a dizer que é um crime de difícil combate, porque a maioria ocorre em ambientes fechados e cometido por pessoas ligadas à vítima. Mágino afirma que o crescimento pode estar ligado ao aumento não propriamente dos crimes mas das denúncias, já que parte dos casos registrados (cerca de 30%) não aconteceram em maio, mas, sim, em períodos anteriores.

"As mulheres estão tomando coragem para enfrentar isso da melhor forma possível. A melhor forma possível é noticiar [à polícia]", disse. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 8 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 8 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 10 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Vídeo Há 8 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Beto Barbosa Há 4 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 9 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 11 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 10 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

politica Investigação Há 8 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF

fama Presos Há 7 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?