O próximo adversário da equipe brasileira de futebol é a Sérvia. A equipe vem participando do mundial de futebol como grupo independente desde 2006, isso porque, da primeira Copa, em 1930, até a edição da competição em 1990, o país era parte da República Socialista Federativa da Iugoslávia, juntamente com Kosovo e Voivodina, Croácia, Montenegro, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia.
PUB
Independente se você já tem um palpite sobre o placar do jogo ou não, vamos contar algumas curiosidades sobre os próximos oponentes da seleção canarinho. Veja!
+ O rio mais bonito do mundo fica na Colômbia; veja
1 – Todos os anos ocorre em Belgrado, na Sérvia, uma corrida de noivas pelas ruas da capital. O prêmio da competição? Um vestido de casamento novinho em folha.
2 – Outra competição inusitada que ocorre por lá é uma espécie de “Master Chef” anual no qual o principal ingrediente são os testículos de animais — como camelo, touro, javali, avestruz, canguru etc.
3 – A Sérvia faz fronteira com a Bulgária, Romênia, Macedônia, Albânia, Bósnia-Herzegovina, Montenegro, Hungria e Croácia, e consiste em um país sem saída para o mar. A capital, Belgrado está entre as cidades mais antigas da Europa e outras localidades importantes são Novi Sad, Nis e Kragujevac.
4 – Apesar de a Suíça levar a fama de supereficiente e precisa no que diz respeito à fabricação de relógios, a Sérvia começou a produzir esses mecanismos bem antes do que os suíços — pelos menos dois séculos antes.
5 – Um dos locais mais inusitados da Sérvia é a aldeia de Gostusa — na qual todas as residências e edifícios são feitos de exclusivamente de pedra, barro e materiais naturais. Aliás, como as estruturas que compõem o vilarejo vem resistindo firmes e fortes à passagem do tempo, ainda existem pessoas que residem no local.
6 – 18 Imperadores Romanos nasceram em territórios que hoje correspondem à Sérvia? Dentre eles, o mais famoso foi Constantino, responsável por acabar com a perseguição aos primeiros cristãos e declarar o cristianismo como religião.
7 – Nikola Tesla é, sem sombra de dúvidas, o cientista de etnia sérvia mais famoso do mundo. Outros nomes importantes foram Milutin Milankovic, matemático, astrônomo, geofísico e engenheiro responsável por desenvolver uma das teorias mais importantes sobre o movimento da Terra e sua influência nas variações climáticas, Mileva Maric, a física sérvia que foi a primeira esposa de Albert Einstein e contribuiu em suas pesquisas, e o físico e químico Mihajlo I. Pupin, responsável por acumular um grande número de patentes como inventor.
8 – 13 cientistas sérvios trabalharam no desenvolvimento do Projeto Apollo da NASA — aquele que culminou com a ida do homem à Lua.
9 – Você sabia que os sérvios estão entre os povos mais hospitaleiros do planeta e que “vampiro” é a palavra de origem sérvia mais usada e aceita mundo afora?
10 – A Sérvia perdeu toda a sua parte litorânea quando se separou de Montenegro, em 2006. Mas isso não é motivo para ficar em casa curtindo os quase 40 graus que fazem no verão. Em Belgrado as pessoas vão para o Rio Ada e curtem como se estivessem na praia, com direito a cadeira de praia e guarda sol.
11 – A Sérvia é um país pobre e a sua moeda é muito desvalorizada em relação ao euro. Dos países que eu conheço esse é o mais barato, e tenho certeza que é um dos mais baratos do mundo. É muito fácil encontrar hospedagem por 10 euros, almoçar bem por 3 euros e o transporte público custa menos de 1 euro.