© Reprodução / NASA
Cientistas descobriram que uma das luas de Saturno, a Enceladus, tem moléculas complexas, que só haviam sido encontradas na Terra e em alguns meteoritos. A descoberta foi baseada na análise de dados adquiridos pela sonda Cassini, que se desintegrou em 2017.
PUB
De acordo com o G1, os pesquisadores acreditam que estas moléculas tenham sido formadas por reações entre a água e rochas mornas em um oceano subterrâneo do satélite satural. No entanto, ainda é cedo para dizer que isto seja um sinal de existência de vida.
"Elas (moléculas) são precursoras necessárias para a vida", explica o autor do estudo, Frank Postberg. Mas "até o momento não sabemos se esses organismos são irrelevantes biologicamente ou se são sinais de vida ou de química prebiótica", completa.
A reportagem lembra que é preciso haver água líquida, energia, matéria orgânica (compostos de carbono) e os elementos hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre para que exista vida. Tirando o fósforo e o enxofre, todos os outros elementos foram encontrados em Enceladus.
Segundo Postberg, o próximo passo lógico "é voltar em breve à Enceladus para descobrir se há vida extraterrestre ali."
Leia também: Chave digital de carros poderá ser baixada pelo celular