Partidos pedem ao STF liberação de showmícios durante campanhas

Objetivo não é tornar irrestrita a participação de músicos famosos durante os atos, mas sim de permitir que se engajem de forma gratuita

© DR

Política Eleições 28/06/18 POR Notícias Ao Minuto

O PT, PSB e PSOL entraram com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) que questiona a proibição de showmícios - apresentação de artistas durante os comícios -, em épocas de eleição.

PUB

O advogado Daniel Sarmento, que está à frente do processo, diz que o objetivo não é tornar irrestrita a participação de músicos famosos durante os atos, mas sim de não proibir a subida aos palanques daqueles que, de forma espontânea e gratuita, desejam se engajar.

"O argumento válido contra os showmícios é que, permitindo o pagamento de artistas pelos políticos, se aumente a influência do dinheiro nas eleições. Pode haver justificativa para proibir os shows pagos, mas nenhuma para proibir apresentações gratuitas", defendeu ele.

+ Defesa de Lula faz novo pedido de liberdade ao STF e quer novo relator

Sarmente ainda pediu ao ministro Luiz Fux, relator da causa, que julgue monocraticamente o caso, que conta também com o apoio do movimento 342artes, articulado pela produtora Paula Lavigne, conforme revelou o colunista Ancelmo Gois.

O líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Chico Alencar, defende a alteração. "Não achamos que artista elege alguém, mas dá credibilidade. Não estamos pensando em nós, mas no resgate da política e no encanto por ela. É preciso reaprender a fazer política com arte, mas não a arte de roubar e mentir", avalia.

A proibição de apresentações artísticas em atos de campanha passou a valer em 2006, em lei sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, conforme lembra O Globo. O texto diz que é proibida “a realização de showmício de evento assemelhado para a promoção de candidatos, bem como a apresentação, remunerada ou não, de artistas com finalidade de animar comício e reunião eleitoral”.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 19 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 4 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 23 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 21 mins

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

politica Polícia Federal Há 4 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 20 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama Björk 21/11/24

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 23 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino

fama Oscar Há 20 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'

fama Lindsay Lohan Há 23 Horas

Lindsay Lohan volta a surpreender com visual elegante