Por aliança, Ciro está disposto a pedir desculpas a partidários do DEM

O pedetista também confirmou que está prestes a fechar apoio do PSB

© Ricardo Moraes / Reuters

Política Eleições 28/06/18 POR Folhapress

Em busca de alianças, o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta quinta-feira (28) que está disposto a pedir desculpas por ofensas que possa ter feito a partidários do DEM.

PUB

Na semana passada, Ciro chamou o vereador Fernando Holiday (DEM) de "capitãozinho do mato", que por sua vez disse que processará o ex-governador do Ceará.

"Falei ao [presidente nacional do DEM] ACM Neto: faça uma lista de quem você acha que eu preciso ligar, que eu ligo, sem problemas", afirmou Ciro.

Citando "humildade", "paciência" e "habilidade", o presidenciável disse também que pode pedir desculpas públicas ao secretário-geral do DEM, deputado Pauderney Avelino (AM), que o processa por injúria porque, em 2016, Ciro o chamou de "corretor de Fernando Henrique Cardoso" da compra de votos para a reeleição do ex-presidente.

+ Fachin libera para julgamento no plenário recurso de Lula contra prisão

O pré-candidato do PDT reafirmou que sua plataforma política não é compatível com a do Democratas, mas, alegando que nenhum partido terá mais do que 12% de representantes na Câmara, disse que é "preciso humildade para negociar com quem o Brasil eleger".

Conhecido por seu temperamento irritadiço, Ciro disse que nunca teve o objetivo de ofender ninguém, mas reconheceu que defende seus valores de maneira "muito afirmativa".

O comportamento do pedetista já é alvo de seus adversários na corrida presidencial. Em vídeo divulgado por Henrique Meirelles, a personalidade explosiva do pré-candidato é mostrada em uma cena em que ele grita que "Lula é um merda", em referência ao ex-presidente da República.

Sobre o episódio, Ciro se limitou a dizer que, nesses casos, há edição do conteúdo dos vídeos. "Isso tudo é picado", disse.

Além de ACM Neto, Ciro se reuniu nesta quinta com o deputado Paulinho da Força, presidente nacional da  Força Sindical e do Solidariedade -o partido tem Aldo Rebelo como pré-candidato, mas está aberto a alianças.

O pedetista também confirmou que está prestes a fechar apoio do PSB, que se tornou cobiçado após a desistência de Joaquim Barbosa à Presidência. 

"Estamos conversando com habilidade e delicadeza, mas estou animado", disse.

À tarde, Ciro foi o palestrante de um evento promovido pela empresa de investimentos XP, que teria pago aproximadamente R$ 30 mil ao pré-candidato.

Questionado se não seria controverso receber o pagamento em um contexto de pré-campanha, Ciro afirmou que não vê problema ético.

"Tenho que pagar o gim das crianças", brincou o ex-governador do Ceará. "Quando a candidatura for homologada, aí evidentemente eu suspendo [as palestras]".

Sobre as pesquisas de intenção de voto, que o mostram atrás de Jair Bolsonaro e Marina Silva, Ciro afirmou que elas fazem apenas um retrato do momento.

"A vida é um filme, não é retrato. Vamos esperar", disse. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão 04/11/24

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe 04/11/24

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 19 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 22 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio 04/11/24

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 21 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos 04/11/24

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA