Campos do Jordão sedia abertura do 49° Festival de Inverno

Tradicional evento de música clássica teve início neste sábado (30) no Auditório Claudio Santoro

© Governo do Estado de São Paulo / Divulgação

Cultura Música 01/07/18 POR Notícias Ao Minuto

A 49ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP) começou na noite deste sábado (30). A abertura ocorreu no Auditório Claudio Santoro com apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp.

PUB

Sob a regência de sua diretora musical e regente titular, Marin Alsop, o programa abriu com Don Juan, Op.20, de Richard Strauss, e seguiu com duas obras emblemáticas do impressionismo francês: Clair de Lune, de Claude Debussy (orquestração de André Caplet), e Daphnis et Chloé: Suíte nº 2, de Maurice Ravel.

Até o dia 29 de julho, o maior festival de música clássica da América Latina oferece uma extensa programação de concertos para todos os gostos e plateias. Grandes obras do repertório sinfônico e camerístico, recitais solo e música coral estão entre as atrações imperdíveis desse evento, que já é um clássico das férias de inverno de São Paulo.

+ Ícone de Brasília, Teatro Nacional está fechado há 4 anos

Serão 90 concertos, sendo 68 gratuitos, que acontecem tanto nos palcos de Campos do Jordão (Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio e Igreja de Santa Terezinha), como da capital paulista (Sala São Paulo e Sala do Coro), reunindo prestigiados artistas nacionais e internacionais, entre solistas convidados, grupos de câmara em diversas formações, e orquestras de São Paulo e de outros estados.

No próximo sábado (07) (às 20h30, Auditório Claudio Santoro), a Osesp, regida mais uma vez por Marin Alsop, faz outro concerto, dessa vez com a participação dos bolsistas mais bem classificados dessa edição (como no Festival anterior), tocando duas obras de fôlego: a Sinfonia nº 2 – Dos Orixás: Suíte, de Almeida Prado (org. Carlos Eduardo Moreno) e a Sinfonia Alpina, Op.64, de Richard Strauss.

No final do mês a Osesp faz dois concertos especiais, nos dias 26 (qui, 20h30, Sala São Paulo) e 27 (sex, 20h30, Auditório Claudio Santoro), sob a batuta do britânico Alexander Shelley (regente associado da Royal Philharmonic Orchestra de Londres e diretor musical do National Center for the Arts, em Ottawa, Canada), com os violinistas Emmanuele Baldini e Davi Graton como solistas, interpretando as peças Moz-Art à la Haydn, de Schnittke; Variações sobre um Tema de Haydn, Op.56ª, de Brahms; e Uma Vida de Herói, Op.40, de Richard Strauss.

Com informações do site do governo de São Paulo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Estados Unidos Há 17 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

justica Tragédia Há 16 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

fama Hollywood Há 17 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 13 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Realeza britânica Há 16 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

politica Justiça Há 17 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Saúde Há 17 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 17 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

esporte Futebol Há 9 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

mundo Avião Há 16 Horas

Avião da Swiss faz pouso de emergência após fumaça tomar aeronave