Brasil teve ao menos 5 grandes programas automotivos antes do Rota 2030

Novo programa de incentivo foi desenhado para substituir o antigo Inovar Auto

© Divulgação

Economia Montadora 06/07/18 POR Folhapress

O governo anunciou nesta quinta-feira (6) o Rota 2030, na sexta iniciativa de peso para estimular as montadoras na história do país.

PUB

O novo programa de incentivo à indústria automobilística foi desenhado para substituir o antigo Inovar Auto, que expirou em dezembro, sem ferir as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre protecionismo. O Rota 2030 terá duração de 15 anos e será dividido em etapas -a primeira é de cinco anos.

+ Com greve de caminhoneiros, inflação de junho é a maior em 2 anos

Entre seus principais pontos estão a redução de IPI sobre veículos híbridos e elétricos, que são menos poluentes, e a possibilidade de empresas que investirem em pesquisa e desenvolvimento gerarem créditos fiscais de 10,2%. Esses créditos poderão totalizar um máximo de R$ 1,5 bilhão para a indústria como um todo.

O programa anterior, Inovar Auto, criado em 2012, previa para veículos importados uma sobretaxa de IPI de 30 pontos, prática que foi condenada na OMC.

Os primeiros incentivos para estimular a indústria, e, consequentemente, o setor automobilístico no Brasil surgiram em meados dos anos 1950, no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960).

Durante as décadas de 1960 e 1970, anos do regime militar, as montadoras estiveram entre as principais beneficiadas por programas de estímulo às exportações de produtos manufaturados, como o Befiex (Concessão de Benefícios Fiscais a Programas Especiais de Exportação).

Após a abertura comercial do início dos anos 1990, o presidente Itamar Franco (1992-1994), interessado na volta do Fusca, baixou um decreto reduzindo a 0,1% o IPI de carros populares.

Em 1996, o governo FHC (1995-2002) instituiu o chamado regime automotivo, com incentivos fiscais a empresas que entregassem um índice mínimo de nacionalização de carros e que se comprometessem a exportar parte da produção.

Ao longo do governo Lula (2003-2010), houve redução do IPI de automóveis e prorrogação de medidas provisórias que instituíam benefícios às montadoras.

RAIO-X DO ROTA 2030 O QUE É

É o novo programa de incentivo à indústria automobilística, desenhado para substituir o antigo Inovar Auto sem ferir as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio) sobre protecionismo

OS PRINCIPAIS PONTOS DO NOVO PROGRAMA

- Investimentos em áreas estratégicas de pesquisa e desenvolvimento gerarão créditos tributários de até 40% do valor investido, que poderão ser usados para abater IR das montadoras

- Haverá redução de alíquotas de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos elétricos e híbridos, tanto os produzidos aqui como os importados

- Se uma montadora entrar no programa mas entregar veículos fora das especificações, pagará 20% das vendas em multa

- Quem atingir 15% de eficiência energética ganha um ponto percentual no IPI, quem alcançar 17%, terá uma redução de dois pontos percentuais

- Está prevista a criação de um fundo de cerca de R$ 250 milhões para desenvolver projetos de mobilidade urbana; os recursos virão do Imposto de Importação de autopeças

DURAÇÃO

15 anos; a primeira etapa é de cinco anos

BENEFÍCIO FISCAL

R$ 1,5 bilhão por ano

DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO INOVAR AUTO

- O Inovar Auto previa 30 pontos adicionais no IPI para as montadoras que não cumprirem com metas de conteúdo nacional e etapas de produção dentro do Brasil

- No caso de veículos importados, o programa sempre previa uma sobretaxa de IPI de 30 pontos, prática que foi condenada na OMC (Organização Mundial do Comércio)

- As alíquotas de IPI variavam de acordo com o tamanho do motor do veículo

OS BENEFÍCIOS ÀS MONTADORAS AO LONGO DAS DÉCADAS OS PRIMEIROS INCENTIVOS

Em 16 de junho de 1956, o presidente Juscelino Kubitschek assinou um decreto que criou um grupo para regular o setor chamado Geia, que instituiu os primeiros benefícios fiscais para estimular a indústria a se instalarem no país

ESTÍMULO ÀS EXPORTAÇÕES

Durante os anos 60 e 70, anos do regime militar, as montadoras estiveram entre as principais beneficiadas por programas de estímulo às exportações de produtos manufaturados, como o Befiex (Concessão de Benefícios Fiscais a Programas Especiais de Exportação).

ABERTURA COMERCIAL

A abertura comercial no início dos anos 90 pelo governo Collor levou à criação da câmara setorial, onde foram fechados acordos para a redução de impostos sobre a produção de veículos. Interessado na volta do Fusca, o presidente Itamar Franco baixou um decreto reduzindo a 0,1% o IPI de carros populares.

O REGIME AUTOMOTIVO

Em 1996, o governo FHC instituiu o chamado regime automotivo, com incentivos fiscais a empresas que entregassem um índice mínimo de nacionalização de carros e que se comprometessem a exportar parte da produção. O governo ainda instituiu benefícios a montadoras que se instalassem nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

INOVAR AUTO

Ao longo do governo Lula, houve redução do IPI de automóveis e prorrogação de medidas provisórias que instituíam benefícios às montadoras. Criado em 2012, o programa Inovar Auto previa 30 pontos a mais no IPI para montadoras que não cumpriam metas de conteúdo nacional e etapas de produção dentro do Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news 03/11/24

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 16 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 20 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama