Aeroportos de Natal, Curitiba e Brasília são eleitos melhores de 2017

Pesquisa do governo ouviu 54,5 mil passageiros, que deram notas de 1 a 5 para 38 indicadores

© José Cruz/Agência Brasil

Brasil Prêmio 06/07/18 POR Folhapress

Os aeroportos de Natal, Curitiba e Brasília foram eleitos os melhores do Brasil na quarta edição do prêmio Aeroporto + Brasil, promovido pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

PUB

A premiação usa os resultados consolidados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, aplicada trimestralmente desde 2013 nos 15 maiores aeroportos brasileiros. Em 2017, foram ouvidos 54,5 mil pessoas que deram notas de 1 (ruim) a 5 (muito bom) para 38 indicadores, como infraestrutura, conforto e qualidade dos serviços.

Pela primeira vez os terminais foram divididos em três categorias, de acordo com o número de passageiros que atendem por ano. Entre os que movimentam até 5 milhões de pessoas, o mais bem avaliado foi o aeroporto internacional de Natal; de 5 milhões a 15 milhões, o eleito foi o de Curitiba; e acima de 15 milhões, o campeão foi o aeroporto internacional de Brasília.

O terminal da capital paranaense também foi destacado como o melhor desde que a pesquisa começou a ser aplicada. Nesse período, o aeroporto passou por obra de ampliação que quase dobrou a capacidade de passageiros, de 7,8 milhões para 14,8 milhões.

Para o diretor de planejamento, finanças e relações com investidores da Infraero, que administra o aeroporto, Ângelo Luiz Moreira Grossi, a expansão ajudou a melhorar o conforto dos viajantes. "Notamos uma melhora na circulação e na oferta de serviços", diz.

Outro destaque do prêmio foi o aeroporto internacional de Manaus, cuja avaliação foi a que mais melhorou nos últimos cinco anos, com variação de 33% na nota média atribuída.

Ainda segundo a pesquisa, a satisfação média dos passageiros melhorou desde que o questionário começou a ser aplicado: a nota passou de 3,85, em 2013, para 4,36, em 2017. 

Apenas o aeroporto de Fortaleza teve variação negativa do resultado de 2016 para 2017, de cerca de 2%. Para o coordenador da Secretaria de Aviação Civil, Paulo Afonso, o atraso nas obras pode ser um dos motivos da insatisfação dos passageiros.

O quesito com a pior avaliação geral foi o de facilidades, que inclui acesso a internet, estacionamento e quantidade e qualidade de lojas e restaurantes. Todos os terminais tiveram média inferior ao considerado bom, 4.

De acordo com Afonso, a pasta ainda não estipula metas para o setor de serviços, mas estuda adotá-las no próximo ano, como incentivo à ampliação de estabelecimentos comerciais.

Em 2019, a pesquisa também deve ser ampliada para os terminais regionais, totalizando cerca de 40 aeroportos. No primeiro trimestre deste ano, a pesquisa começou a ser realizada em 20 aeroportos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news Há 23 Horas

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 15 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 19 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama