Denunciado por racismo, Bolsonaro vai a encontro quilombola no Pará

Evento é organizado por líder quilombola questionado pela própria comunidade; Pré-candidato à Presidência já disse que quilombolas 'não servem nem para procriar'

© REUTERS/Adriano Machado

Política CAMPANHA 07/07/18 POR Notícias Ao Minuto

O pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) participa de um evento com quilombolas em Parauapebas, no Pará, no próximo dia 13. Denunciado por racismo pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o presidenciável tenta amenizar os efeitos da acusação em sua campanha eleitoral. A PGR denunciou o deputado federal após declarações nas quais o parlamentar afirmou que quilombolas “não servem nem para procriar”.

PUB

O evento que contará com a presença de Bolsonaro é organizado por Paulo Quilombola, líder da Federação das Comunidades Quilombolas do Pará. Até junho, ele apoiava a candidatura do senador Alvaro Dias (Podemos) ao Planalto. No entanto, no último dia 28, Paulo divulgou vídeo em que explica o motivo para mudar de posicionamento.

“Os inimigos de Jair Bolsonaro também são inimigos da federação e das populações tradicionais do estado do Pará. Todos que perseguem Jair Bolsonaro perseguem também a federação, porque estão com medo, com medo da mudança. Eu apoio Jair Bolsonaro, sei que, se ele assumir o Brasil, muita coisa vai mudar, muita coisa que está errada dentro do movimento afroindígena, dentro do movimento negro, vai mudar”, diz Paulo Quilombola na gravação.

+ Delator da JBS relata pressão para ajudar Temer

A figura de Paulo Quilombola é questionada dentro da própria comunidade. Em abril, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas divulgou nota em repúdio a ele.

"As entidades do movimento negro e quilombola do estado do Pará manifestam o seu repúdio às práticas aviltantes desse senhor, exteriorizadas pelos seus discursos de ódio contra muitas de nossas lideranças quilombolas, entre outras, tendo como pessoal e único interesse (o que nos parece o mais grave) desmantelar todo o processo político até aqui construído por instituições sérias do nosso movimento”, diz a nota.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 20 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 22 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 21 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer