Clínicas com consultas a partir de R$ 20 se proliferam pelo país

Potencial desse mercado tem atraído investidores de fora do universo da saúde

© DR

Economia São Paulo 08/07/18 POR Folhapress

Diante do encolhimento dos planos de saúde devido à crise econômica e da farta mão de obra médica à disposição, as chamadas clínicas populares, que oferecem consultas a partir de R$ 20, proliferam-se pelo país.

PUB

Em um cenário de competição acirrada, esses estabelecimentos recorrem a estratégias que incluem convênio com torcida organizada de futebol, patrocínio a times de várzea e propaganda com celebridades como a cantora Gretchen.

+ Coca-Cola está sendo investigada por fraude no faturamento com xarope

Eles também permitem parcelamento e até desconto em conta de luz e ofertam um leque variado de opções, como atendimentos de 15 minutos e oferta de médico de família.

Em comum está o público. Ele, em regra, é composto em parte por clientes insatisfeitos com o SUS (Sistema Único de Saúde) e em parte por pessoas que perderam o convênio médico nos últimos anos - caso de cerca de 3 milhões de brasileiros desde 2014.

A fuga dos planos de saúde, além de impulsionar esse mercado, elitizou o perfil dos frequentadores de alguns dos estabelecimentos. Um exemplo é a rede Dr. Consulta, uma das pioneiras no setor.

Criada em 2011, com a primeira unidade na favela de Heliópolis, a empresa tinha quatro centros médicos em 2014. Neste ano, vai terminar com um total de 79. Parte deles fica na periferia, mas outros em áreas valorizadas de São Paulo, como a avenida Nove de Julho, no trecho dos Jardins, e a avenida Rebouças."Hoje, 57% do nosso público é da [classe] A e B", afirma Renato Velloso, vice-presidente de Desenvolvimento e Novos Negócios da rede.

O potencial desse mercado tem atraído investidores de fora do universo da saúde, como o empresário Roberto Justus. Em sociedade com Ruy Marco Antonio, ex-proprietário do Hospital São Luiz, ele abriu no ano passado a clínica Megamed.

Com condições especiais para torcedores da Gaviões da Fiel, a organizada do Corinthians, a clínica tem duas unidades na zona leste de São Paulo e pretende inaugurar franquias no interior paulista e em outros estados.

Além de pessoas físicas, aposta em parcerias com empresas que não pagam plano de saúde, mas querem oferecer algum benefício aos funcionários, ou com grupos de trabalhadores autônomos, como motoristas de um determinado ponto de táxi, de acordo com Vania Cardoso, diretora-geral da Megamed.Grandes empresas também decidiram entrar no segmento. Em março deste ano, a Amil obteve aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para abrir, junto com o grupo Dasa de diagnóstico, uma rede de clínicas voltada ao público de menor poder aquisitivo.

Pioneira no mercado, a Clínica Fares, com três décadas de existência, anunciou a inauguração de 20 unidades novas com linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Uma das clientes, a autônoma Flávia Mendes Baptista, 43, conta que decidiu fazer fisioterapia no local depois de experiências como a de ficar três horas em pé com o tornozelo fraturado em hospital público - e não conseguir atendimento. Sem condições de pagar um plano, optou pela clínica após saber que poderia parcelar seu tratamento em até dez vezes.

Na contramão do modelo de consultas rápidas, uma nova rede aberta na semana passada, a Amparo, aposta na medicina de família. Pelo sistema, ela promete que o paciente terá o acompanhamento de um mesmo médico generalista, evitando idas desnecessárias a especialistas.

Independente do modelo, o mercado se beneficia da expansão dos cursos de medicina, que ampliou a força de trabalho disponível, diz Mário Scheffer, professor da Faculdade de Medicina da USP. De 2010 a 2017, o número de registros médicos aumentou 23%, enquanto a população brasileira cresceu 9%. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Beto Barbosa Há 16 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

politica Investigação Há 20 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 22 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Harry e Meghan Markle Há 20 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama Ron Ely Há 23 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

fama Viralizou Há 21 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Redes Sociais Há 16 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Vídeo Há 20 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama TV Há 17 Horas

Elizabeth Savala faz 70 anos e negocia volta à TV

lifestyle Culinária de luxo Há 20 Horas

As comidas mais caras do mundo: Você já provou alguma?