Para francês Giroud, semifinal de Copa sem sul-americanos é 'revolução'

Seleção francesa eliminou a Argentina nas oitavas e o Uruguai nas quartas de final

© Reuters / Sergei Karpukhin

Esporte mundial 08/07/18 POR Folhapress

Principal favorita ao título a partir das semifinais, a França tem um camisa 9 que até agora não fez gol na Copa do Mundo. Não que ele se importe com isso. Olivier Giroud, 31, considera uma "revolução" que as quatro equipes que restam no torneio sejam europeus, sem nenhuma presença sul-americana.

PUB

E a França é a principal responsável por isso. A seleção eliminou a Argentina nas oitavas e o Uruguai nas quartas de final. Na semi, nesta terça (10), em São Petersburgo, vai enfrentar a Bélgica, que passou pelo Brasil.

+ Veja o que ocorre quando técnico de escolinha de futebol grita 'Neymar'

Olivier Giroud durante coletiva de imprensa em Istra Sergei Karpukhin/Reuters Olivier Giroud durante coletiva de imprensa em Istra    Os franceses também derrotaram o Peru na fase de grupos. Foi o resultado que deixou a equipe dirigida pelo argentino Ricardo Gareca sem chances de classificação.

"Não haver equipes sul-americanas nas semifinais é uma revolução. Elas são sempre duras de serem batidas, mas acho que os europeus mostraram mais estabilidade na Copa do Mundo. Tivemos dois adversários sul-americanos [no mata-mata]. O Uruguai se defendeu bem, a Argentina teve bons momentos na partida. Não foram jogos fáceis", disse o centroavante.

Nas últimas 11 Copas do Mundo, a de 2018 representa a terceira vez que não haverá uma seleção da América do Sul na semifinal, e sempre em torneios disputados na Europa. Antes deste ano, aconteceu em 2006 (Alemanha) e 1982 (Espanha). 

Giroud ocupa uma faixa central do ataque e prende os marcadores para que Griezmann e Mbappé consigam achar mais liberdade para atuar pelas pontas.

Como reserva do espanhol Morata durante boa parte da temporada no Chelsea, Giroud fez 12 gols na última temporada europeia. No Mundial, passou em branco.

"Eu não me importo por não ter marcado até agora. Estou batalhando e ajudando meus companheiros. Tenho uma função importante para o time", explicou.

Por causa disso, vai manter a posição de titular contra a Bélgica. Vai enfrentar dois companheiros de clube: o goleiro Courtois e o meia-atacante Hazard. O próprio Giroud disse que pode passar conhecimento para os companheiros de equipe já que, dos 11 titulares belgas, oito atuam no campeonato inglês.

"Courtois é muito alto e busca a bola em lugares difíceis. Precisamos aproveitar melhor as chances. Hazard é muito bom com a bola nos pés. Meu relacionamento com Hazard é importante no Chelsea, um completa bem o outro. Assim como Mbappé, ele é um jogador genial", elogiou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 3 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG Há 22 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama HELÔ-PINHEIRO Há 22 Horas

Helô Pinheiro se emociona ao ouvir 'Garota de Ipanema' na voz de Seu Jorge

fama CHRIS-BROWN Há 22 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 21 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 16 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 20 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

brasil PRAIA-AMBIENTE Há 22 Horas

Verão começa com 18 praias impróprias para banho em São Paulo

esporte FUTEBOL-SÃO PAULO Há 23 Horas

São Paulo conta com apoio de patrocinador master por reforço de peso