© DR
Atletas e praticantes de esporte sabem bem que as lesões ocasionadas pelos treinos são inevitáveis. Mas a quem pedir ajuda? Fisioterapeuta, osteopata ou – para dificultar a questão – quiroprata?
PUB
A revista Women’s Health UK esclarece a questão e distingue os três profissionais, explicando que a quiropraxia é um tratamento holístico que se baseia em técnicas naturais para alívio da dor e melhor mobilidade.
+ 5 problemas que os celulares podem causar à saúde da pele
A especialidade serve para tratar dores de pescoço ou costas, mas nunca com medicação, por isso se o seu problema for bastante grave e necessitar de medicamentos, outro profissional deverá ser procurado.
O osteopata, por sua vez, trabalha para diminuir a dor através da libertação de tensão, melhoria de mobilidade e optimização da funcionalidade do corpo. A vantagem da osteopatia é que o tratamento leva em conta a origem do problema e não o sintoma momentâneo. Além disso, espera-se que as técnicas aplicadas previnam futuras dores – uma vez que o problema é resolvido na origem.
Por fim, a fisioterapia é uma especialidade mais completa, que permite o tratamento de diversos problemas, desde respiratórios a neurológicos, passando pela própria ortopedia.
É normalmente através de exercícios musculares que as técnicas de tratamento são direcionadas e demoram o tempo necessário até que o paciente volte a ganhar autonomia, uma vez que muitos dos problemas se devem a acidentes que incapacitam o paciente.