Bolsonaro desiste do PR, e Ciro começa ofensiva para conseguir apoio

Líder nas pesquisas sem Lula (PT), com cerca de 20% das intenções de voto, Bolsonaro abriu mão do principal ativo do PR, 45 segundos de tempo de TV

© Adriano Machado / Reuters

Política Eleições 17/07/18 POR Folhapress

Na reta final da costura de alianças para disputar o Planalto, o pré-candidato do PSL, Jair Bolsonaro, desistiu do acordo com o PR e abriu caminho para que seu principal adversário hoje, Ciro Gomes (PDT), iniciasse uma ofensiva pelo partido. 

PUB

Líder nas pesquisas sem o ex-presidente Lula (PT), com cerca de 20% das intenções de voto, Bolsonaro abriu mão do principal ativo do PR, 45 segundos de tempo de TV, e agora segue com oito segundos, para fazer campanha e tentar se defender dos ataques de seus adversários durante o horário eleitoral.

O capitão reformado tentava atrair o senador Magno Malta (PR-ES) para a vaga de vice de sua chapa, com o objetivo de aumentar sua interlocução com os evangélicos -Malta é ligado a esse nicho do eleitorado, com boa aceitação ao nome de Bolsonaro.

+ Bolsonaro diz que anunciará general como vice nesta quarta

Na semana passada, porém, o senador anunciou que tentaria só sua reeleição e o acordo começou a naufragar. Nesta quarta (18), Bolsonaro vai anunciar como vice o general Augusto Heleno (PRP), o que agregará mais quatro segundo de TV ao pré-candidato.

Será uma chapa formada exclusivamente por militares a se lançar na sucessão presidencial. 

"Quero um cara com responsabilidade do meu lado. Chega desses bananas aí que compõem para ganhar tempo de TV, mais nada além disso, e continuar metendo a mão, roubando o nosso Brasil", disse Bolsonaro nesta terça (17) em evento em São Paulo. 

Heleno foi o primeiro comandante da missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, de 2004 a 2005, e atuou na Amazônia.

O presidente do PSL, Gustavo Bebianno, disse que o PR seria só um "apêndice" e que o "casamento" de seu partido era com Malta. Até a semana passada, o dirigente do PR Valdemar Costa Neto, negociava com Bolsonaro, quando um dos filhos do presidenciável criou barreiras para uma coligação proporcional no Rio. 

O objetivo de Valdemar era eleger uma bancada maior de seu partido no Congresso, e o entrave no Rio e em São Paulo bloqueou as conversas.

O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), aliado de Bolsonaro, foi escalado para conversar com o filho do pré-candidato e convencê-lo a ceder, mas não teve sucesso.

Avisados, aliados de Ciro Gomes iniciaram uma ofensiva sobre o PR. Segundo aliados, o ex-governador do Ceará, que deve se encontrar com Valdemar ainda esta semana, oferecerá a vaga de vice ao empresário Josué Alencar (PR-MG), filho do ex-vice presidente José Alencar.

O cálculo de Ciro é pragmático: ao tentar atrair o PR, poderia provocar um efeito cascata nos outros partidos do chamado centrão, como DEM, PP, Solidariedade e PRB, que ainda estão divididos quanto a quem apoiar na corrida pelo Planalto.

O grupo já não tem certeza de que marchará junto em direção a Ciro ou a Geraldo Alckmin (PSDB), mas pretendia tomar uma decisão até esta quinta-feira (19).

Entre os integrantes do centrão que defendem um acordo com Ciro, a tese é a de que um fato político novo dentro do bloco -como a adesão do PR à chapa do PDT- poderia fazer com que todos os partidos seguissem unidos.

O PR, porém, pode obrigar o adiamento dessa definição. O partido ainda espera uma sinalização mais clara do PT -a quem Valdemar gostaria de apoiar– e pode segurar o anúncio até a próxima semana, já no meio das convenções.

Na semana passada, o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), cotado como plano B de Lula, esteve com Valdemar e fez um apelo para que a sigla considerasse se aliar aos petistas, mesmo que Lula seja impedido de disputar a eleição.

A estratégia petista é manter a candidatura do ex-presidente até o limite possível e, quando a Justiça Eleitoral o declarar impedido, indicar outro nome do PT para substituí-lo na urna, o que pode ocorrer a 20 dias do pleito. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 14 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Beto Barbosa Há 14 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Uberlândia Há 10 Horas

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

lifestyle Aquecimento global Há 17 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 13 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Kate Cassidy Há 10 Horas

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

fama Paris Hilton Há 16 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 15 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

fama MARIA-FLOR Há 12 Horas

Todo mundo diz que tenho cara de boazinha, mas sou brava, diz Maria Flor

fama Ilhas Há 12 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?