© Pixabay
Uma tecnologia que veio para facilitar a vida dos condutores também é uma das principais causadoras de dor de cabeça. Isso porque a chave que permite destrancar o carro à distância emite sinais para o veículo constantemente. Sabendo disso, ladrões compram chaves "virgens" e replicam o código de acesso de um veículo.
PUB
Para evitar que sua chave seja usada contra você, o CEO da agência de segurança cibernética GuardKnox Cyber Technologies que também trabalhou para a força aérea israelense no desenvolvimento de sistemas de defesa com mísseis, Moshe Shlisel, recomenda em entrevista à BBC Mundo uma dica muito simples e barata que previne o problema de forma eficiente: embrulhar as chaves em papel alumínio. Outra opção, mais dispendiosa e que requer um pouco de trabalho, é comprar pela internet a "bolsa de Faraday", que também faz o isolamento dos sinais da chave.
"A indústria automotiva está totalmente ciente desses problemas e bucando maneiras de impedir que terceiros consigam replicar a comunicação entre uma chave e um veículo", disse Shlisel.
Leia também: Quadrilha é presa suspeita de vender carros roubados pela internet