Ciro reconhece erros e diz que nunca teve pretensão de ser anjo

"Tenho trabalhado praticamente dez horas por dia e a minha ferramenta de trabalho é a palavra. Evidentemente que posso errar aqui e ali", afirmou

© Adriano Machado / Reuters

Política Presidenciais 20/07/18 POR Folhapress

Criticado pelo estilo verborrágico, o candidato do PDT à sucessão presidencial, Ciro Gomes, reconheceu nesta sexta-feira (20) que comete erros e que nunca teve a pretensão "de ser um anjo".

PUB

Na chegada de convenção nacional do partido, que oficializou a sua candidatura presidencial, ele afirmou que o seu estilo direto foi herdado de sua família, que é intransigente com a "imoralidade e com o descompromisso popular".

"Não sou superior, nem imune nem vacinado a erros. Tenho trabalhado praticamente dez horas por dia e a minha ferramenta de trabalho é a palavra. Evidentemente  que posso errar aqui e ali, porque nunca tive a pretensão de ser um anjo", disse.

A postura imprevisível e o temperamento forte do presidenciável vinha trazendo insegurança e sendo criticada pelo bloco de centro, que, após uma série de reuniões, preferiu apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin, do PSDB.

No discurso à militância do partido, Ciro disse que chegou a pensar em deixar a política brasileira, mas que acabou convencido a disputar pela terceira vez a sucessão presidencial.

"Eu não queria mais participar da política brasileira, enojado que eu estava com tudo o que vi acontecer. Eu brincava que, antes da política, eu atacava os meus adversários. E que, de um tempo pra cá, comecei a criticar meus amigos", disse.

No mesmo evento, aliados do presidenciável defenderam seu gênio forte. Para o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, não há como ser "mole" com "tanta desgraça" no país.

"A maior crítica que fazem a ele é que ele é duro nas palavras. Como ser mole em um país com tanta desgraça, com um golpista no Palácio do Planalto", questionou, em uma crítica ao presidente Michel Temer.

O coordenador geral da campanha, Cid Gomes. disse que o povo brasileiro não tolera mais "falsidade" e "promessa fácil".

"O que o Ciro tem feito é ter tido sempre uma postura franca. E isso desagrada alguns. Mas ele vai continuar do jeito que é: franco, sincero, amante e apaixonado", disse.

Ele lembrou da polêmica envolvendo o vereador Fernando Holiday (DEM-SP), que foi chamado de "capitãozinho do mato" por Ciro. A declaração levou o Ministério Público a abrir uma investigação por injúria racial.

"Um grande problema da causa negra no Brasil são negros a serviço da Casa Grande. Quando isso acontece no mundo da política, o Ciro denuncia. E isso muitas vezes cria problemas e traz antagonismos", disse. 

Sem o apoio do centrão, Ciro foi oficializado candidato à sucessão presidencial sem o anúncio de nenhum apoio e sem a definição de um candidato a vice-presidente. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-JUSTIÇA Há 19 Horas

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

fama Uberlândia Há 14 mins

Influenciadora morre arrastada por enchente em Minas Gerais

fama Beto Barbosa Há 20 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Kate Cassidy agora mesmo

Namorada se revolta com resgate de Liam Payne: 'Poderia ser salvo'

lifestyle Aquecimento global Há 22 Horas

Aproveite bem o chocolate: Ele e outros alimentos podem estar com os dias contados

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'

fama Paris Hilton Há 21 Horas

Paris Hilton diz que nunca se submeteu a procedimentos estéticos

mundo autobiografia Há 21 Horas

Angela Merkel relembra episódio em que Putin soltou cadela numa reunião

lifestyle Cuidados com os cabelos Há 23 Horas

Shampoo: Precisa mesmo? Entenda a tendência de não lavar o cabelo

fama Ilhas Há 17 Horas

Famosos e suas ilhas privadas: Quem é o dono de um refúgio brasileiro?