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Cerca de um a cada três universitários, ou 29% deles, estão descontentes com as suas instituições de ensino. A informação foi levantada pelo Quero Bolsa - plataforma de inclusão de jovens no ensino superior do País - e tem como base a avaliação de aproximadamente 30 mil estudantes matriculados em 1.288 universidades brasileiras. Os dados foram retirados a partir da seção de reviews do site, onde os alunos podem descrever sua opinião em itens como qualidade de ensino, corpo docente, infraestrutura, entre outros.
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Para chegar ao resultado foi aplicada a metodologia Net Promoter Score (NPS), ferramenta que avalia o grau de satisfação e fidelidade dos consumidores de qualquer tipo de produto ou serviço, por meio da questão “O quanto você recomendaria a sua faculdade aos seus amigos”. O aluno tem a possibilidade de indicar uma nota na escala de 0 a 10, onde 0 significa “Não recomendaria de jeito nenhum” e 10 significa “Recomendaria com certeza”.
“A amostragem é um alerta para as instituições de ensino, uma vez que demonstra uma elevada presença de alunos descontentes. Se somado ao percentual de indiferentes (13%), percebemos que praticamente metade dos estudantes não promovem as universidades junto as pessoas de sua convivência”, explica Marcelo Lima, diretor de relações institucionais do Quero Bolsa.
O levantamento também identificou quesitos que apareceram, de maneira espontânea, com grande frequência nas avaliações redigidas pelos universitários. A interpretação destes dados permitiu elencar quatro grupos: professores, faculdade, atendimento e estrutura.
De longe, a maior parte das queixas recai sobre a qualidade do atendimento aos alunos. Esse item foi o único que apresentou um grau de insatisfação superior aos depoimentos positivos - quase três vezes mais. Parte da responsabilidade por esse resultado é atribuída às secretarias das faculdades, que majoritariamente são citadas no campo relacionado aos fatores negativos. “Filas e demora para resolução de solicitações são os principais motivos alegados pelos estudantes”, revela Lima.
Por outro lado, o corpo docente é o grupo que mais recebe elogios, aparecendo em destaque nas análises positivas das instituições de ensino. Enquanto os professores são motivo de satisfação em 52,6% das avaliações, apenas 9,9% avaliam esse ponto de forma negativa. O segundo item melhor avaliado é a infraestrutura das instituições, com 21,9% das ocorrências positivas e 6,5% de insatisfação. A faculdade como um todo aparece de maneira balanceada com ocorrência quase igual entre promotores e detratores, o que vai ao encontro com o resultado aferido na metodologia NPS.
Avalie também a sua faculdade
Referência quando o assunto é auxiliar os jovens a ingressar no ensino superior, o Quero Bolsa também trabalha para se tornar a principal plataforma em avaliação de estrutura, qualidade de ensino e atendimento das instituições de ensino do País. “As informações ajudam outras pessoas a escolherem onde irão estudar, não apenas levando em conta o valor da mensalidade e a força da marca da instituição de ensino. Sabendo da importância disso, estamos intensificando esforços para contar com a opinião de estudantes de cada uma das mais de 2 mil faculdades brasileiras”, afirma o diretor de relações institucionais do Quero Bolsa.
O executivo salienta ainda que qualquer aluno matriculado no ensino superior pode entrar no site e responder o questionário no endereço: https://querobolsa.com.br/avaliacao/novo-curso. Os estudantes que escreverem suas impressões e opiniões até o dia 7 de dezembro irão participar do sorteio de um iPhone SE.