SP: polícia investiga ação de bandidos disfarçados de judeus ortodoxos

Até agora, foram registrados três casos

© Fernanda Carvalho / Fotos Públicas

Justiça FURTO 24/07/18 POR Folhapress

A Polícia Civil de São Paulo investiga furtos praticados por criminosos que se vestem de judeus ortodoxos para acessar prédios de bairros nobres na capital e furtar apartamentos de judeus.

PUB

Até agora, foram registrados três casos, todos neste final de semana, sendo dois em Pinheiros e um na região de Higienópolis, bairro que concentra parte da comunidade judaica na capital.

+ Filho mata pai com 'mata-leão' ao tentar proteger mãe de facadas em GO

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, um dos casos ocorreu na tarde de sábado (21) na rua professor Artur Ramos, região de Pinheiros, quando um homem de 29 anos chegou em casa no final da tarde (vindo de uma sinagoga) e encontrou a porta do apartamento arrombada. O interior do imóvel estava todo revirado e, segundo o proprietário, faltavam joias (de valor não revelado).

Ao verificar nas imagens de segurança do prédio, a vítima viu que o crime foi praticado por dois homens vestidos de judeus que entraram e saíram do prédio sem dificuldades. Um deles estava de terno preto, camisa branca, chapéu preto e barbas espessas, o outro apenas de quipá (barrete típico).

Questionado pela vítima, o porteiro disse que autorizou a entrada dos criminosos porque estes disseram que iriam ao apartamento de um morador judeu que, como ocorre na comunidade, não atenderia ao interfone aos sábados, em razão do shabat.

Outro crime foi registrado na tarde de domingo (22) em um prédio da rua Carlos Millan, também em Pinheiros. Segundo o registro policial, um funcionário do prédio suspeitou da forma como um homem deixava o local, também vestido de judeu, e decidiu investigar o ocorrido.

Descobriu que o homem tinha ido ao segundo andar. Ao ir ao local, encontrou a porta do apartamento de um morador que estava em viagem arrombada. O registro diz que foi levado dinheiro (500 euros, cerca de R$ 2.200) e outros objetos.

O terceiro crime, segundo o Governo do Estado de São Paulo, ocorreu neste final de semana na rua Albuquerque Lins, em Santa Cecília, vizinha de Higienópolis, na região central. A secretaria diz que um dos suspeitos já foi identificado e, agora, a polícia vai apurar se fazem parte da mesma quadrilha. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 6 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 13 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 21 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 13 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio