Britânico termina etapa em 3ª e garante título da Volta da França

Ele manteve a camiseta amarela, dada ao ciclista que possui menos tempo no somatório geral das etapas

© REUTERS

Esporte ciclismo 28/07/18 POR Estadao Conteudo

O britânico Geraint Thomas praticamente garantiu neste sábado o título da Volta da França, a competição mais tradicional do ciclismo. Neste sábado, no contra-relógio, ele ficou com a terceira melhor marca e manteve a camiseta amarela, dada ao ciclista que possui menos tempo no somatório geral das etapas.

PUB

A disputa aconteceu em um percurso de 31 quilômetros entre as cidades de Saint-Pée-Sur-Nivelle e Espelette. O mais rápido foi o holandês Tom Dumoulin, que completou a prova em 40min52, um segundo à frente do britânico Chris Froome, da equipe Sky, a mesma de Thomas, que terminou em terceiro, 14 segundos atrás do líder.

Com isso, ele manteve uma vantagem no geral de 1min51 sobre Dumoulin, o segundo colocado faltando apenas uma etapa para o término da atual edição. No entanto, é por tradição na Volta da França que a última etapa seja apenas festiva, com todos pedalando juntos do início ao fim.

Os ciclistas fecharão a disputa neste domingo, no percurso plano de 116 quilômetros entre Houilles e Paris. A chegada acontecerá na tradicional Champs-Elysées. Geraint Thomas só não ficará com a taça de campeão caso aconteça algo no caminho e ele não consiga cruzar a linha de chegada. Se não houver sobressaltos, será a sexta vez nos últimos sete anos que tocará o hino britânico na capital francesa.

Chris Froome venceu quatro vezes (2017, 2016, 2015 e 2013). Bradley Wiggins faturou em 2012. O único a quebrar a hegemonia da Grã-Bretanha nesse período foi o italiano Vincenzo Nibali, que ficou com a taça em 2014.

Thomas tentou explicar o sentimento de praticamente vencer a edição deste ano. "Ainda não estou acreditando. Estou ficando louco. Não sei nem o que dizer. É simplesmente assustador. Nunca pensei nisso e, de repente,... Ganhei a Volta", afirmou Thomas.

Na prova deste sábado, ele foi orientado a não arriscar tanto. "Me sentia bem, forte. Acho que poderia ter conseguido chegar em primeiro. Mas o diretor achou melhor não arriscar tanto nas curvas. Por isso pediu que eu relaxasse um pouco. Foi isso que fiz. Não tenho palavras. É incrível", comemorou.

Emocionado logo após a prova, Thomas comparou à conquista ao dia que se casou. "Ganhar a competição mais importante que acontece durante três semanas no ciclismo é uma loucura. A última vez que havia chorado foi quando me casei. Não sei que o aconteceu comigo agora. É muita emoção", afirmou.

Entre os primeiros colocados na classificação geral, a principal novidade foi que Chris Froome, com o segundo lugar no contra-relógio, roubou a terceira colocação do esloveno Primoz Roglic. O tetracampeão da Volta da França também comentou sobre a sensação de voltar ao pódio da competição.

"Será um sonho, algo incrível depois de uma disputa tão difícil ontem (sexta-feira)", disse. "Pensei que não seria possível. Estou muito contente. Agora só falta que Thomas siga na bicicleta e chegue em Paris com a camiseta amarela", complementou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 17 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 20 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 17 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 18 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 18 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 18 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 17 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 18 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 19 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad