© Reuters
Um avião caiu no Aeroporto de Durango, no México, nesta terça-feira (31), por volta das 15h09 da hora local (18h09 de Brasília). A aeronave é da companhia Aeroméxico e tinha como destino a Cidade do México, capital do país (voo AM 2431). A aeronave, modelo Embraer fabricado no Brasil, transportava 103 pessoas: 99 passageiros e 4 tripulantes.
PUB
O governador do estado de Durango, José Aispuro, confirmou, por volta das 19h30 (de Brasília), que ninguém morreu. Segundo ele, 49 pessoas foram levadas para hospitais, com ferimentos leves. O estado de saúde dos sobreviventes será informado por cada instituição.
Aispuro também explicou que o voo AM2431 decolou do aeroporto Guadalupe Victoria às 15h30 do horário local (17h30 de Brasília) rumo à Cidade do México, caindo pouco depois da decolagem a cerca de 300 metros da pista.
O avião foi atingido por uma forte rajada de vento, que fez com que a aeronave perdesse altura bruscamente e dois motores se soltassem, disse o governador.
A aeronave caiu em posição horizontal, o que permitiu a ativação dos tobogãs de segurança e a evacuação dos passageiros. O avião pegou fogo em seguida.
Se confirma que no hubo fallecidos en el accidente del vuelo #AM2431. En estos momentos se encuentra parte del Gabinete, encabezado por la Coordinadora @RosarioCastroL, para atender a los lesionados y cooperar con las autoridades del aeropuerto en la atención de éste suceso.
— José R. Aispuro T. (@AispuroDurango) July 31, 2018
A Aeroméxico também confirmou que não há registros de mortes.
Al momento no tenemos ningún reporte de personas fallecidas. Estamos trabajando con las autoridades correspondientes para la atención médica de los pasajeros y tripulación. #Vuelo2431
— Aeroméxico (@Aeromexico) July 31, 2018
Aproximadamente a las 16hrs un avión de @aeromexico se desplomó al despegar del aeropuerto de Durango con destino a la Ciudad de México, se trasportaban 97 pasajeros a bordo y 4 tripulantes. Informaremos acontecimientos.
— Gerardo Ruiz Esparza (@gruizesp) July 31, 2018
Fotos postadas pela Coordenação Estadual de Proteção Civil de Durango mostram a fumaça subindo do local do acidente, que foi cercado por socorristas e veículos de emergência.
Corporaciones de emergencia y seguridad se encuentran en el km17 de la autopista Durango - Torreón atendiendo accidente de la aeronave, cede el paso a los vehículos de emergencia pic.twitter.com/XR75WuMlai
— PROTECCIÓN CIVIL DGO (@CEPCDurango) July 31, 2018
REGISTRO
No Twitter, o jornalista Luis Ernesto Lozano, do Canal 10 Durango, publicou fotos de uma fumaça preta que seria do avião.
Se desploma avión al despegar del aeropuerto de Durango. Aún no se precisa el número de víctimas. pic.twitter.com/xVdW1bXFQP
— Luis Ernesto Lozano (@luizork) July 31, 2018
EMBRAER
A aeronave que caiu era do modelo Embraer 190. Em nota, a empresa afirmou lamentar o acidente. "A Empresa já se colocou à disposição das autoridades aeronáuticas para auxiliar nas investigações e uma equipe de técnicos da Embraer prepara-se para deslocar-se para o local do acidente", disse.