Com alta na Bolsa, fundos de ações lideram ranking de investimentos

O retorno acompanha um Ibovespa (índice das ações mais negociadas) que subiu quase 9% em julho, após meses marcados por quedas

© DR

Economia de julho 01/08/18 POR Folhapress

Na esteira da valorização da Bolsa brasileira, os fundos de ações lideraram o ranking de investimentos de julho elaborado pela Folha de S.Paulo. Alternativa para quem quer acompanhar o mercado acionário, esses fundos apresentaram rentabilidade de 7,7%, após desconto de Imposto de Renda.

PUB

O retorno acompanha um Ibovespa (índice das ações mais negociadas) que subiu quase 9% em julho, após meses marcados por quedas.

"Julho foi de recuperação, com uma melhora no cenário externo, fator que vinha causando boa parte das quedas em maio e junho. Houve certa calmaria em relação à guerra comercial, com o presidente Donald Trump anunciando alguns acordos", afirma Evandro Buccini, economista-chefe da Rio Bravo.

Ele ressalta ainda como elementos positivos para a Bolsa o bom humor dos investidores após o centrão anunciar apoio ao candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, e a sinalização que alguns indicadores econômicos deram de que os efeitos da paralisação de caminhoneiros de maio foram pontuais.

Na outra ponta, fundos cambiais e o ouro ficaram na lanterna do ranking. Tanto um quanto outro costumam ser procurados por investidores que buscam segurança diante de turbulências e acabaram penalizados pelo ambiente geral de menor aversão a risco.

Opção para quem quer seguir o comportamento de moedas estrangeiras como o dólar, os fundos cambiais recuaram 3,14% em julho, em meio à desvalorização da moeda americana ante o real no mês. O dólar comercial caiu 3,5% e terminou julho a R$ 3,755, interrompendo cinco meses de alta. O ouro recuou 2,33%.

No miolo do ranking, investimentos em renda fixa rondam variações mais tímidas. A exceção é o Tesouro IPCA 2024, título público pós-fixado corrigido pela inflação, que registrou rentabilidade de 2,34% em julho. O papel foi beneficiado por algum alívio nos juros futuros.

+ Com novo teto, saiba como usar o FGTS para adquirir um imóvel

"Em junho, o mercado chegou a precificar que a taxa de juros subiria para quase 10% já neste ano. Agora, não há perspectiva de alta para a reunião desta semana, e as taxas médias de 2020 e 2021 já caíram bem também", aponta Buccini. Nesta quarta-feira (1º), o Copom (Comitê de Política Monetária) se reúne para definir a Selic (taxa básica de juros), e a expectativa é que ela seja mantida em 6,5% ao ano.

O Tesouro Selic, título público que acompanha a taxa básica, rendeu 0,44% em julho. Já a poupança com depósitos antes de 3 de maio de 2012 rendeu 0,5%, enquanto a caderneta com aplicações após essa data teve ganho de 0,3715%.

"Por mais que a renda fixa esteja em um patamar baixo, ela continua sendo um porto seguro para o investidor que não quer surpresa. Para os mais conservadores, pode ser um opção melhor do que tentar ficar adivinhando para onde vai o mercado e qual é o melhor momento, porque ainda haverá bastante sobe e desce", diz Vinícius Maeda, diretor de relações com investidores da Magnetis, que auxilia na parte de renda fixa do ranking.

Confira a rentabilidade dos investimentos em julho, em %:

Fundos de ações indexados 7,6585

Tesouro IPCA 2024 2,34

Fundos multimercados livres 0,85

Poupança (até 3.mai.12) 0,5

Tesouro Selic 2021 0,44

LCI 80% CDI 0,43

Fundos de renda fixa baixa duração grau de investimento 0,3825

Poupança (a partir de 4.mai.12) 0,3715

CDB 80% do CDI 0,37

Ouro -2,33

Fundos cambiais -3,14

Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news 03/11/24

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 16 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 20 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama