Programa do PT propõe imposto sobre grandes movimentações financeiras

Medida foi incluída no documento apresentado ao diretório nacional da legenda nesta sexta-feira (3)

© Reuters

Política eleições 03/08/18 POR Folhapress

O programa do PT para a candidatura do partido ao Planalto vai propor a criação de um imposto sobre grandes movimentações financeiras, de caráter regulatório.

PUB

A medida foi incluída no documento apresentado ao diretório nacional da legenda nesta sexta-feira (3), ao lado de propostas que foram reveladas na semana passada pela Folha de S.Paulo. 

Além da nova tributação, aparecem a isenção do imposto de renda para pessoas físicas que ganham até cinco salários mínimos, imposto sobre distribuição de lucros e dividendos, sobre grandes patrimônios, entre outros itens.

No Brasil, transações em espécie no valor igual ou maior que R$ 30 mil já são fiscalizadas. Desde o início do ano, a Receita Federal passou a ser informada desse tipo de movimentação para, segundo o órgão, ajudar no combate à lavagem de dinheiro. A criação de um novo imposto, portanto, não teria necessariamente essa mesma função prática.

Outra proposta acrescentada ao documento petista, que deve ser divulgado oficialmente no fim da tarde desta sexta, é o debate para redução da jornada de trabalho, atrelado à revogação da reforma trabalhista sancionada pelo presidente Michel Temer no ano passado.

+ Gleisi e Haddad viajam a Curitiba para ouvir Lula sobre vice do PT

Os petistas também decidiram elencar pelo menos seis setores prioritários em um eventual governo do partido para impulsionar a política industrial. São eles: insumos básicos, fármacos, bens de capitais, defesa e aeroespacial, microeletrônica, entre outros.

A versão mais atualizada do texto, que ainda pode sofrer alguma alteração, continua propondo a revogação da lei que cria um teto para os gastos públicos, aprovada pelo governo Temer, mas agora sem explicações sobre uma nova regra fiscal.

Na semana passada, o documento propunha a substituição das três normais atuais -teto dos gastos públicos, resultado primário e regra de ouro- por uma mera que atrele os gastos primários (excluídos investimentos que não geram aumento de custeio e transferência de renda) ao crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).

Agora, discussões sobre meta de inflação e controle fiscal são feitas de maneira mais diluída e menos detalhada no texto, que manteve a criação de um fundo de financiamento da infraestrutura com recursos do excedente de reservas internacionais. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 20 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 7 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 22 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

tech Aplicativo Há 6 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Condenados Há 15 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 6 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo