Quem aposta no contato com a natureza, trilhas, banhos de cachoeira e atrativos histórico-culturais tem a Chapada Diamantina como bom destino.
PUB
Um dos destinos mais conhecidos da região, Lençóis é uma cidade tombada pelo Iphan e é considerada a Capital do Diamante. Ela revela, em suas ruas de pedra, o reduto do casario colonial, parte da História do Brasil. Dentre os atrativos naturais, podem ser destacadas cachoeiras como a do Sossego, com queda d’água de 25 metros, e do Serrano, de onde se tem uma das mais belas vistas de Lençóis.
Outro atrativo da Chapada é Mucugê. Além dos conjuntos de casarios do século XIX, e praças floridas, os visitantes têm a oportunidade de visitar o Projeto Sempre Viva. O local funciona como uma reserva para a preservação da pequena flor, ameaçada de extinção.
Uma pequena trilha, de apenas 1,5 quilômetro, pode ser percorrida de 25 a 30 minutos, em direção ao rio Tiburtino e à cachoeira da Piabinha, onde os visitantes podem se banhar e praticar esportes radicais, como rapel e tirolesa.
No aspecto natural, além de poder contemplar e experimentar um banho nas cachoeiras das
Andorinhas, Três Barras, Sete Quedas, Moça Loira e Sibéria, turistas também podem fazer trilhas e seguir rotas para ciclismo.
Confira na galeria de fotos feitas pelo Notícias ao Minuto outros bons motivos para conhecer a Chapada Diamantina.