© iStock
Aproveitar os frutos de época é uma das melhores formas de variar as refeições diárias e continuar com hábitos alimentares saudáveis. Os meses entre junho e setembro, por exemplo, corresponde à temporada da tangerina, portanto ela pode ser facilmente encontrada em mercados, hortifrutis e feiras livres por preços baixos.
PUB
+ Descubra 3 alimentos de agosto para se alimentar melhor e com economia
De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, além de ser saborosa, aromática e de consumo prático, a tangerina traz muitos benefícios para o bom funcionamento do organismo. Confira abaixo os principais:
1. Sistema imunológico: a fruta é rica em vitamina C, importante nutriente para aumentar a imunidade, combatendo doenças infecciosas como resfriados e gripes. “Esta vitamina ainda ajuda a elevar a absorção do ferro no processo digestivo, o que auxilia na prevenção de anemia”, afirma.
2. Ação antioxidante: as propriedades antioxidantes do fruto podem controlar o aumento do colesterol, malefício conhecido por causar doenças cardiovasculares como o AVC. Além de prevenir câncer e o envelhecimento das células, ou seja, ajuda a diminuir o aparecimento de rugas e a manter um aspecto saudável da pele.
3. Fonte de energia: a tangerina pode ser ainda uma excelente fonte de energia devido a presença de carboidratos e as suas propriedades cítricas. “Assim como a maioria dos alimentos com essas características, a fruta dá mais ânimo ao organismo, e, por consequência, disposição ao corpo para exercer as atividades diárias”, pontua a nutricionista.
4. Digestão: a presença das fibras, substâncias antioxidantes e da vitamina A contribuem também para acelerar o metabolismo, melhorando o processo digestivo e intestinal. Com isso, a tangerina também atua como agente de desintoxicação do organismo e queima de gorduras localizadas. “É por esse motivo que a fruta é combinada com outros alimentos nos populares sucos detox, potencializando a limpeza do organismo aliada aos demais benefícios para a saúde”, explica.
5. Ossos e músculos: a tangerina ainda é composta por sais minerais como cálcio, fósforo e potássio, responsáveis por fortalecerem os ossos e músculos. “Para as pessoas que praticam musculação, a tangerina pode ser uma ótima opção a ser inclusa no cardápio durante esta época exatamente para ajudar no fortalecimento muscular”, finaliza.