Relembre as várias facetas do ator Dustin Hoffman
O ator completa 81 anos no dia 8 de agosto
'Os Milhões de Madigan' (1968)
Rodado na Itália e na Espanha em 1966 (mas lançado dois anos depois), esse filme, com pitadas de comédia e crime marcou uma das primeiras aparições do ator no cinema.
© Getty Images
'A Primeira Noite de um Homem' (1967)
O papel do jovem inexperiente Benjamin Braddock deu ao ator, na época com 30 anos, uma indicação ao Oscar de Melhor Ator.
© BrunoPress
'A Primeira Noite de um Homem' (1967)
O personagem de Hoffman é seduzido pela Sra. Robinson (Anne Bancroft). Mas ele acaba se apaixonando por sua filha.
© BrunoPress
'Perdidos na Noite' (1969)
Hoffman recebeu sua segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator por sua atuação como o vigarista "Ratso" Rizzo.
© BrunoPress
'Perdidos na noite' (1969)
O drama, dirigido por John Schlesinger e estrelado por Jon Voight, foi sucesso de público e de crítica. Hoffman recebeu o BAFTA de Melhor Ator.
© BrunoPress
'John & Mary' (1969)
O drama romântico é coestrelado por Mia Farrow. Por seu desempenho, Hoffman ganhou um BAFTA de Melhor Ator.
© BrunoPress
'Pequeno Grande Homem' (1970)
O artista interpreta Jack Crabb, de 121 anos, o único sobrevivente branco da Batalha de Little Bighorn.
© BrunoPress
'Sob o Domínio do Medo' (1971)
O filme, também protagonizado pela britânica Susan George, ganhou notoriedade por sua violência e uma cena de estupro muito controversa.
© BrunoPress
'Papillon' (1973)
No longa, Hoffman interpretou o falsário Louis Dega, enquanto Steve McQueen foi o protagonista Henri Charrière, conhecido como Papillon. Conta a história de um homem injustamente preso na Ilha do Diabo, na Guiana Francesa.
© BrunoPress
'Lenny' (1974)
Considerado um dos seus melhores papéis, Hoffman interpretou o comediante autodestrutivo Lenny Bruce.
© BrunoPress
'Lenny' (1974)
Sua performance lhe rendeu uma nova indicação ao Oscar de Melhor Ator.
© BrunoPress
'Todos os Homens do Presidente' (1976)
Escalado como o jornalista Carl Bernstein, Hoffman estrelou esse emocionante thriller político ao lado de Robert Redford, que vivia o repórter Bob Woodward.
© BrunoPress
'Todos os Homens do Presidente' (1976)
Ambientado durante o escândalo de Watergate, que derrubou Richard Nixon da presidência dos EUA, o filme do diretor Alan J. Pakula recebeu muitos elogios.
© BrunoPress
'Maratona da Morte' (1976)
Sucesso de crítica e de bilheteria. A cena de tortura em que o personagem de Hoffman, Levy, tem seus dentes perfurados pelo sinistro Dr. Christian Szell (Laurence Olivier) é uma das mais assustadoras do cinema.
© BrunoPress
'Kramer versus Kramer' (1979)
Hoffman finalmente ganhou um Oscar de Melhor Ator por seu papel neste aclamado drama. Meryl Streep também foi reconhecida com o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.
© BrunoPress
'Kramer versus Kramer' (1979)
Na época das filmagens, o ator teria assediado Streep em várias ocasiões e até dado um tapa nela. A história ressurgiu recentemente e foi divulgada por vários meios de comunicação, incluindo o Toronto Sun.
© BrunoPress
'Tootsie' (1982)
Desesperado em busca de emprego, Michael Dorsey é um homem que se veste de mulher para conseguir papel em uma novela diurna. O personagem da comédia é considerado um dos mais importantes de sua carreira.
© BrunoPress
'Tootsie' (1982)
Por 'Tootsie', Hoffman ganhou uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. A comédia dirigida por Sydney Pollack foi o segundo filme mais rentável de 1982.
© BrunoPress
'Ishtar' (1987)
Depois, o ator fez parte desse filme, ao lado de Warren Beatty. A produção foi um fracasso nas bilheterias e foi detonado pela crítica.
© BrunoPress
'Rain Man' (1988)
Hoffman volta ao topo de Hollywood no papel do autista Raymond Babbitt, elogiado por sua inteligência e sofisticação. O artista ganha o Oscar de Melhor Ator.
© BrunoPress
'Rain Man' (1988)
'Rain Man' também levou os Oscars de Melhor Direção (Barry Levinson) e Melhor Roteiro (original). O longa, que contou com participação de Tom Cruise, foi a maior bilheteria de 1988.
© BrunoPress
'Negócios de Família' (1989)
A produção, que misturava comédia e drama, contou com Sean Connery e Matthew Broderick e teve má recepção da crítica.
© BrunoPress
'Billy Bathgate - O Mundo a seus Pés' (1991)
A atriz Nicole Kidman recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante nesse filme de gângster, com Hoffman interpretando o mafioso holandês Schultz.
© BrunoPress
'Hook - A volta do Capitão Gancho' (1991)
O veterano brilhou como o vilão Capitão Gancho. Hoffman foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator, mas perdeu para Robin Williams, que ganhou o prêmio por seu papel em 'O Pescador de Ilusões' (1991).
© BrunoPress
'Epidemia' (1995)
Um sucesso de bilheteria, este filme sobre a propagação de uma doença mortal foi lançado na época do surto do vírus Ebola, que estava ocorrendo no Zaire.
© BrunoPress
'Sleepers - A Vingança Adormecida' (1996)
Esse drama policial reuniu grandes talentos da atuação. Além do veterano, Brad Pitt, Kevin Bacon e Robert De Niro estavam no elenco.
© BrunoPress
'O Quarto Poder' (1997)
No ano seguinte, Hoffman trabalhou com John Travolta neste thriller sem brilho, que fracassou nas bilheterias.
© Reuters
'Mera Coincidência' (1997)
Nesse mesmo ano, o ator voltou a se destacar nesta comédia, coestrelada por Robert De Niro. Hoffman recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator. O longa é do mesmo diretor do premiado 'Rain Man'.
© BrunoPress
'Esfera' (1998)
Parecia promissor. Mas, mesmo com o diretor Barry Levinson ('Rain Man' e 'Mera Coincidência') no comando, essa aventura de ficção científica afundou-se na crítica e nas bilheterias.
© BrunoPress
'Entrando Numa Fria Maior Ainda' (2004)
Para um orçamento de US$ 80 milhões, essa comédia ganhou US$ 516 milhões e conquistou a maioria dos críticos.
© BrunoPress
'Perfume - A História de um Assassino' (2006)
Rodado na França, Alemanha e Espanha, este thriller de crime psicológico contou com Hoffman no papel do perfumista Giuseppe Baldini.
© BrunoPress
'Kung Fu Panda' (2008)
Mestre Shifu, o mestre do kung fu Panda-vermelho, é dublado por Hoffman nesta animação, a primeira comédia sobre artes marciais.
© Reuters
'O Corajoso Ratinho Despereaux' (2008)
Hoffman também emprestou sua voz ao rato Chiaroscuro 'Roscuro' neste filme, que também teve uma boa recepção do público e da crítica.
© Getty Images
'Tinha que Ser Você' (2008)
Tanto Hoffman quanto a também protagonista Emma Thompson receberam indicações ao Globo de Ouro por suas atuações nesse gentil drama romântico.
© BrunoPress
'Luck' (2011-2012)
Esta série de TV da HBO começou bem, com Hoffman estrelando como um ex-criminoso se vingando daqueles que o mandaram embora. No entanto, 'Luck' ficou sem sorte quando a série foi cancelada após a morte de três cavalos no set.
© Getty Images
'Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe' (2017)
Esse é o mais recente trabalho de Hoffman, que foi selecionado para concorrer à Palma de Ouro e ganhou o prêmio Palm Dog no Festival de Cinema de Cannes de 2017. A comédia, que tem pitadas de drama, conta ainda com Ben Stiller, Adam Sandler, Emma Thompson e Adam Driver no elenco.
© BrunoPress
Cultura
Papel
07/08/18
POR Notícias Ao Minuto
Dustin Hoffman é um dos atores mais versáteis de Hollywood. Prestes a celebrar 81 anos no dia 8 de agosto, o veterano não mostra sinais de cansaço nem intenções de se aposentar.Na galeria a seguir, relembre os altos e baixos do premiado ator!
Leia também: Robert Redford: os 26 melhores filmes do ator em 60 anos de carreira
PARTILHE ESTA NOTÍCIA