Capela na zona leste de SP pode ser desapropriada pela Prefeitura

Fiéis que frequentam a igreja dizem ter ouvido do padre da paróquia, na missa do último domingo (5), que o prazo para que a igreja desocupe o local vence nesta quarta

© Pixabay

Brasil REINTEGRAÇÃO 08/08/18 POR Folhapress

Há mais de 20 anos na rua Mateus de Siqueira, 395, no Patriarca, na zona leste de São Paulo, a Capela Santa Edwiges pode ter que ser fechada a partir desta quarta-feira (8). 

PUB

Isso porque a Prefeitura de São Paulo, sob gestão de Bruno Covas (PSDB), pediu a reintegração de posse do local, que está dentro de um terreno público.

Segundo documento ao qual a reportagem teve acesso, emitido em 20 de julho, a prefeitura pede de volta seu bem e afirma que a Associação Santa Edwiges do Jardim Triana, que cuida da capela, continua utilizando o espaço público com propósito religioso, o que é vetado pela Constituição Federal, segundo despacho assinado pelo procurador municipal André Zanetti Papaphilippakis.

Fiéis que frequentam a igreja dizem ter ouvido do padre da paróquia, na missa do último domingo (5), que o prazo para que a igreja desocupe o local vence nesta quarta.

Uma das fiéis mais antigas, a pensionista Anna Orlanda de Oliveira José, 79, descobriu sobre o despejo na missa do último domingo, a primeira a que compareceu após dois anos, por causa de uma doença que a impedia de sair. 

"Fui de cadeira de rodas e me deparo com essa notícia triste. Essa capela representa a felicidade para mim, ela é tudo pra mim. Virou uma família. Todos os domingos alguém da capela vem me trazer a santa comunhão. É importante para a comunidade."

A reportagem entrou em contato com a cúria diocesana de São Paulo, que pediu que se procurasse a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, responsável pela igreja. O padre Wetemberg Aires de Oliveira deu entrevista, mas pediu que ela não fosse publicada.

Em nota enviada à reportagem, a prefeitura informa que não houve autorização para que a igreja fosse construída no local. 

"O terreno é municipal, nunca houve permissão formalizada para a sua ocupação e, por lei, não é permitida a utilização do espaço para fins religiosos", diz a gestão municipal, que afirma estar há 19 anos tentando recuperar a posse do imóvel. 

"O município está em tratativa com os administradores do templo, com mediação da Justiça desde 1999, para definir os termos para a desocupação do imóvel." Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 9 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 10 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 11 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 5 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Vídeo Há 10 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Viralizou Há 10 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Ron Ely Há 12 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 11 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 9 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

politica Investigação Há 9 Horas

Bolsonaro liderou, e Braga Netto foi principal arquiteto do golpe, diz PF