© Reuters
O prêmio vai priorizar as inovações que tenham como origem de recursos a Cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e tenham contribuído para o aumento do conteúdo local em bens e serviços voltados para a indústria do petróleo, gás natural e biocombustíveis.
PUB
A cláusula obriga as concessionárias a investirem parte dos recursos obtidos com a atividade de exploração e produção em pesquisa e desenvolvimento de inovações tecnológicas voltadas para o setor.
O tema da edição de 2014 é Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural e está dividido em três categorias: Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por instituição de ciência e tecnologia; Inovação tecnológica desenvolvida no Brasil por micro, pequena ou média empresa fornecedora em colaboração com empresa petrolífera; e Inovação Tecnológica desenvolvida no Brasil por empresa fornecedora de grande porte. Além das três categorias de premiação, haverá um prêmio para a Personalidade Inovação do Ano.
Segundo a agência, as inovações devem estar inseridas no mercado ou ter elevado potencial de inserção. Serão definidos até cinco finalistas em cada categoria, com base nos seguintes critérios: registro de patente, recursos da Cláusula de PD&I, índice de conteúdo local, aplicação e impactos na indústria.
As inscrições vão até 30 de junho e a divulgação dos finalistas será nos dias 21 e 22 de julho. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 6 de agosto, data de comemoração de 16 anos da criação da ANP. As fichas de inscrição e o edital do prêmio podem ser acessados na página da agência na internet .