Brasil antecipa cumprimento de meta de redução de carbono

Redução de emissão ocorreu no Cerrado e na Amazônia

© Nacho Doce/Reuters

Brasil Meio Ambiente 09/08/18 POR Agência Brasil

O Brasil antecipou o cumprimento de meta voluntária de redução de emissão de carbono na Amazônia e Cerrado, prevista para 2020. O gás é um dos responsáveis pelo efeito estufa. O dado foi divulgado hoje (9) durante reunião do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, com a participação do presidente Michel Temer.

PUB

Em 2017, a diminuição do desmatamento nos dois biomas permitiu reduzir as emissões de dióxido de carbono em 610 milhões de toneladas na Amazônia e 170 milhões de toneladas no Cerrado.

+ Lideranças indígenas protestam contra parecer de demarcação de terras

A meta voluntária a ser alcançada pelo Brasil em 2020 era de uma redução de emissões de 564 milhões de toneladas de dióxido de carbono na Amazônia e de 104 milhões de toneladas no Cerrado.

Essa meta foi assumida voluntariamente pelo Brasil em 2010, junto à Convenção de Mudança do Clima, segundo explicou o Secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Thiago Mendes: “O que o Brasil se comprometeu em 2010 foi com a redução do desmatamento com base nessas reduções de emissão de toneladas de CO² equivalentes”, explicou.

“Enquanto o mundo questiona se é possível ter a qualidade ambiental e o crescimento econômico, o Brasil apresenta que é possível reduzir as emissões e, de fato, ter desenvolvimento econômico”, acrescentou Thiago Mendes.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, além da redução do desmatamento, os principais fatores que permitiram antecipar o cumprimento da meta foram a gestão de áreas protegida e o Cadastro Ambiental Rural, .

Durante a apresentação dos dados, o presidente Temer assinou documento solicitando que o Fórum Brasileiro de Mudança do Clima elabore uma proposta detalhando as ações necessárias para que o Brasil atinja a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa a partir de 2060.

A proposta deverá ser entregue em quatro meses, baseada em estudos e debates entre os diversos setores da sociedade civil, do terceiro setor e da academia.

Em discurso, Temer disse que a questão ambiental ganhou grande relevância nas últimas décadas e ressaltou que isso mostra a compreensão de governos e da sociedade de que “a preservação do meio ambiente é a preservação da vida”. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Reino Unido Há 2 Horas

Mulher morre em banheiro de restaurante e só é encontrada dias depois

mundo EUROPA-DEFESA Há 22 Horas

Europa diz que defenderá fronteiras após Trump ameaçar Groenlândia

politica Justiça Há 19 Horas

Moraes reage à piada de Lula com apelido 'Xandão'

fama Liam Payne Há 20 Horas

Morte de Liam Payne é confirmada por “múltiplos traumas”; entenda

fama Brooke Shields Há 3 Horas

Brooke Shields revela ter sido vítima de cirurgia vaginal irreversível

fama JOSÉ LUIZ-DATENA Há 23 Horas

'Não entra nessa gelada, eu me ferrei', diz Datena sobre Gusttavo Lima na política

fama Los Angeles Há 2 Horas

Incêndio destrói mansão de Paris Hilton avaliada em R$ 51 milhões

fama Reality Show Há 2 Horas

'Me achava a loira burra. Bial mudou isso em mim', diz Grazi Massafera sobre fama após BBB

politica Redes Sociais Há 17 Horas

Erika Hilton pede que ONU investigue Meta e Zuckerberg por 'ameaça' à população LGBT

fama Celebridades Há 21 Horas

Casais famosos LGBTQ+ que quase ninguém sabia (ou esqueceu) da existência