Polícia investiga alunos acusados de incitação ao estupro no Pará

Até esta quinta-feira (9), seis alunas da universidade foram ouvidas pela Divisão de Proteção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT) e registraram boletim de ocorrência

© Getty Images

Justiça universitários 09/08/18 POR Estadao Conteudo

Pelo menos cinco estudantes da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) acusados de incitação ao estupro e troca de mensagens de cunho racista em grupo no WhatsApp, serão interrogados a partir da próxima semana pela Polícia Civil de Belém. Até esta quinta-feira (9), seis alunas da universidade foram ouvidas pela Divisão de Proteção e Repressão a Crimes Tecnológicos (DPRCT) e registraram boletim de ocorrência.

PUB

Conforme imagens de conversas vazadas do grupo, formado por alunos de diferentes cursos da Ufra, participantes compartilhavam fotos de mulheres que também estudam na instituição, seguidas de ameaças. "Bora meter logo o estupro", disse um dos membros. "Estupro não, sexo surpresa", afirmou outro participante.

Delegado da DPRCT, Carlos Silveira informou que aguarda novas denúncias de pelo menos quatro alunas nesta sexta-feira, 10. "Ainda estamos colhendo os depoimentos das vítimas, porque são várias. Quando se trata de grupo de WhatsApp não é simples, é um depoimento peculiar, que demora um pouco. Na próxima semana vamos começar a interrogar os acusados, pois estamos levantando em consulta com as operadoras de telefonia a quem pertence os números", explicou.

Segundo Silveira, nunca a divisão recebeu tantas denúncias sobre o mesmo o caso. "Antes, havia vítimas pontuais, mas com essa quantidade de testemunhas é a primeira vez. Fomos procurados por dez vítimas. Até o momento, seis foram ouvidas. Amanhã vem mais", revelou o delegado.

Após uma série de protestos das vítimas no câmpus, a Ufra publicou nota na tarde de quarta-feira (8) repudiando "as ações e mensagens de apologia a crimes previstos na legislação brasileira" e informou que "já colocou a sua equipe psicossocial à disposição dos estudantes e está prestando orientação aos mesmos sobre os procedimentos que devem tomar para fazer a denúncia e para apuração dos fatos". Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 9 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 16 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados 22/12/24

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos