Homens armados invadem navio com cocaína próximo ao Porto de Santos

Ninguém foi preso até o momento

© DR

Justiça tráfico 13/08/18 POR Notícias Ao Minuto

Homens armados invadiram o navio italiano ‘Grande Francia’ e renderam a população neste domingo (12) a 15 quilômetros do acesso ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Nesta segunda-feira (13), a Polícia Federal encontrou 1,3 tonelada de cocaína a bordo do cargueiro.

PUB

De acordo com o G1, ao menos quatro suspeitos conseguiram subir ao convés do navio. Suspeita-se que o grupo tenha prendido uma corda com um gancho na área frontal da embarcação.

+ Professor dizia a Tatiane que tinha nojo dela na cama, revela amiga

O capitão foi avisado da invasão por meio dos marinheiros. "Imediatamente quando percebeu a situação, o comandante disparou o alarme de pânico e trancou o passadiço. O aviso serviu de alerta para os demais tripulantes também se trancarem onde estavam", explicou Luciana Fuschini, delegada da Polícia Federal.

O pedido de socorro foi atendido pela equipe da Praticagem de São Paulo, que acionou o Núcleo Marítimo da Polícia Federal (Nepom) e Militares do recém-ativado Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, da Marinha.

A operação foi impedida pelo mar agitado, que chegou a ter ondas de mais de 2,5 metros. "Ficamos de prontidão e nos comunicando com o capitão via telefone e rádio a todo o momento. Eles estavam assustados, mas todos da tripulação estavam em locais seguros e não havia ninguém machucado", explicou a delegada.

Ainda segundo a apuração do G1, a ação criminosa durou cerca de duas horas. Os criminosos escaparam do local da mesma forma que chegaram ao navio: por meio de uma embarcação alumínio de cinco metros de comprimento. Quando eles deixaram o navio, o comandante disse aos polciais que dois contêineres foram abertos e revirados.

"Verificamos, na verdade, que os contêineres abertos e revirados eram uma distração para todos. Em outros dois contêineres, encontramos 41 bolsas pretas, algumas ainda molhadas [pelas ondas ou chuva], que estavam com mais de 1,2 mil tabletes de cocaína", afirmou Luciana.

A droga foi descarregada e a embarcação foi retida. Na última terça-feira (7), narcotraficantes foram flagrados por câmeras içando 1,2 tonelada de cocaína ao navio ‘Grande Nigéria’. 

"Ainda é cedo para afirmamos, mas é certo que os casos podem estar ligados e ser a mesma quadrilha atuando. Eles tentaram despistar a ação da polícia levando a droga até o mar, mas conseguimos localizar e apreender, mais uma vez", afirmou a delegada. 

Nas duas ocorrências, ninguém foi preso. Autoridades abriram um inquérito para investigar o caso. 

Leia também: 'Cena de filme', diz filho de idosa vítima de bala perdida em hospital

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 17 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 22 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA