'Moro se tornou intocável', critica ex-presidente Lula

Jornal americano The New York Times publicou artigo do petista

© Reuters

Política Discurso 14/08/18 POR Folhapress

Na véspera do ato organizado pelo PT para registrar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, o jornal americano The New York Times publicou um artigo do ex-presidente, que afirma ser vítima de um golpe das forças da direita para tirá-lo da disputa eleitoral. 

PUB

Preso em Curitiba desde 7 de abril, após ter sido condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro em decorrência das investigações da Lava Jato, o petista volta a fazer críticas ao juiz Sergio Moro, a quem chama de aliado dos grupos conservadores, e à imprensa brasileira. 

"Moro tem sido celebrado pela mídia de direita do Brasil. Ele se tornou intocável", afirma Lula no texto, intitulado "Eu quero democracia, não impunidade". "Mas a verdadeira questão não é o Sr. Moro; são aqueles que o elevaram a esse status de intocável: elites de direita, neoliberais, que sempre se opuseram à nossa luta por maior justiça social e igualdade no Brasil."

+ Ciro Gomes diz ser contra presença de Haddad em debates presidenciais

De acordo com ele, conservadores agem para reverter o progresso dos governos PT e estão determinados a impedir o partido voltar ao cargo em um futuro próximo.

Na apresentação do ex-presidente, o jornal enfatiza que Lula escreveu o texto da prisão. Nele, o petista afirma que, embora esteja na cadeia, os brasileiros entendem que a prisão "não tem nada a ver com corrupção" e sim com questões políticas. "E por isso que as pesquisas mostram que se as eleições fossem realizadas hoje, eu venceria", diz.

Lula critica a investigação, citando vazamentos de conversas particulares e o que chama de um "show de mídia" para levá-lo a depor, e diz que não quer estar em cima da lei, mas um julgamento "justo e imparcial". 

"Eu peço respeito pela democracia. Se eles querem me derrotar de verdade, façam nas eleições", escreve. "Então, deixe o povo brasileiro decidir."

Segundo especialistas em direito eleitoral, por ter sido condenado em segunda instância, Lula está inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai decidir sobre o futuro de sua candidatura depois que o pedido de inscrição for realizado pelo PT, nesta quarta (15). O partido está convocando a militância para um ato em Brasília. 

Em artigo publicado na Folha de S.Paulo nesta terça (14), a presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, diz que o partido se mobiliza para ter o nome de Lula na urna em 7 de outubro, data do primeiro turno das eleições. Com informações da Folhapress.

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Texas Há 16 Horas

Universitária morre após comer prato alterado sem aviso em restaurante

fama Revelação Há 13 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

tech Espaço Há 15 Horas

Nasa compartilha imagem impressionante da superfície de Marte

fama Jiare Schneider Há 13 Horas

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos

politica JAIR-BOLSONARO Há 13 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

mundo Colômbia Há 14 Horas

Jovem desaparecida há 12 anos escapa de cativeiro na Colômbia

mundo Indonésia Há 12 Horas

Trabalhador desaparecido é encontrado dentro de cobra píton na Indonésia

fama Ravi Há 13 Horas

Eli chora ao contar que Lua pergunta pelo irmãozinho, que segue internado

fama Andressa Urach Há 10 Horas

Andressa Urach é investigada por apologia a zoofilia após fala no YouTube

esporte Valdívia Há 13 Horas

Justiça do Chile manda Jorge Valdivia de volta à prisão