Ciro Gomes diz ser contra presença de Haddad em debates presidenciais

Segundo ele, o candidato do partido é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não faz sentido que um substituto compareça ao confronto eleitoral

© REUTERS

Política Eleições 14/08/18 POR Folhapress

O presidenciável do PDT, Ciro Gomes, respondeu nesta terça-feira (14) a cobrança pública feita pelo candidato a vice-presidente do PT, Fernando Haddad, e disser ser contra sua presença nos debates televisivos.

PUB

Segundo ele, o candidato do partido é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não faz sentido que um substituto compareça ao confronto eleitoral.

Por essa lógica, segundo ele, Jair Bolsonaro, do PSL, poderia ser trocado pelo seu candidato a vice-presidente, o general Hamilton Mourão.

"Eu acho que não [deve participar]. Quem é o candidato a presidente do PT? É o Lula. Por que o Haddad vai para os debates? Isso depende de mim? Então, o Bolsonaro pode mandar Mourão", ressaltou.

Na segunda-feira (13), Haddad disse que seus adversários deveriam se manifestar a favor de sua participação e lembrou que defendeu, em 2016, a presença de Luiza Erundina (PSOL) nos debates a prefeito de São Paulo.

"O PT é meu adversário", disse Ciro. "O PT é fortemente responsável por esse momento que estamos vivendo. Não foi o PT que escolheu Michel Temer? O PT escolheu Michel Temer ou fui eu quem escolhi?", acrescentou.

O candidato participou nesta terça-feira (14) de seminário promovido por entidades de comércio e serviço com os principais presidenciáveis, em Brasília.

IMITAÇÃO

No evento, Ciro acusou seus adversários de imitarem tudo o que ele tem proposto, como a redução da lista de devedores e mudança na cobrança do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

"Tudo o que eu falo agora os meus adversários estão copiando. É uma coisa boa porque as boas ideias devem ser de todos, mas é muito chato na medida que você ainda não ganhou a eleição. O PT chegou a copiar frase e nome. Já não chega ter tido 13 anos para fazer e não ter feito", afirmou.

Ele criticou ainda análise de especialistas e economistas, consultados pela Folha, de que a proposta de tirar o nome dos brasileiros do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é vaga.

"Você acha mesmo que eu faria uma proposta que não tenha sido detalhadamente estudada? O problema é que meus adversários estão imitando tudo e eu quero que as pessoas discutam [as propostas]. A crítica para mim não é ruim, é bem-vinda", disse.

Segundo ele, diante de crítica, decidiu que, caso seja eleito, a medida só valerá para os brasileiros que estavam com o nome sujo até o dia 20 de julho, quando anunciou a iniciativa.

"Essa crítica me chamou a atenção de que não deve valer para a frente para não estimular ninguém a fazer crédito e depois não pagar de propósito", disse.

PRISÃO

Na apresentação, Ciro defendeu o combate à corrupção e classificou o presidencialismo de coalizão como uma "roubalheira" que torna o presidente um "testa de ferro".

Sobre o combate à violência, ele defendeu a federalização de crimes relacionados ao narcotráfico e a facções criminosas, "da origem da investigação até a segregação penitenciária".

"Todo o comando do PCC (Primeiro Comando da Capital) está nos presídios de São Paulo, porque fizeram acordo. Eu assumindo vai todo mundo para penitenciária federal, cela solitária e incomunicável", disse.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Texas Há 18 Horas

Universitária morre após comer prato alterado sem aviso em restaurante

fama Revelação Há 15 Horas

Gracyanne Barbosa revela verdadeiro motivo para fim do casamento com Belo

tech Espaço Há 17 Horas

Nasa compartilha imagem impressionante da superfície de Marte

fama Jiare Schneider Há 16 Horas

Influenciador que estava desaparecido é encontrado morto aos 31 anos

mundo Colômbia Há 16 Horas

Jovem desaparecida há 12 anos escapa de cativeiro na Colômbia

mundo Indonésia Há 14 Horas

Trabalhador desaparecido é encontrado dentro de cobra píton na Indonésia

politica JAIR-BOLSONARO Há 16 Horas

Bolsonaro considera pedir refúgio em embaixada caso seja condenado

fama Ravi Há 15 Horas

Eli chora ao contar que Lua pergunta pelo irmãozinho, que segue internado

esporte Valdívia Há 15 Horas

Justiça do Chile manda Jorge Valdivia de volta à prisão

fama Andressa Urach Há 12 Horas

Andressa Urach é investigada por apologia a zoofilia após fala no YouTube