Rainha do Soul: os grandes momentos de Aretha Franklin
A icônica cantora morreu nesta quinta-feira (16)
Rainha do Soul: os grandes momentos de Aretha Franklin
Uma das maiores cantoras do mundo (considerada a maior voz de todos os tempos, segundo a Rolling Stone), Aretha Franklin morreu nesta quinta-feira (16). A diva foi diagnosticada com câncer em 2010 e sofreu complicações em seu estado de saúde, segundo o Showbiz 411.
Na galeria a seguir, relembre grandes conquistas e momentos icônicos da carreira da Rainha do Soul!
© Getty Images
Como ela conquistou milhões de fãs
Além da voz poderosa, a diva americana tinha uma impressionante habilidade musical que lhe permitia cantar uma única sílaba em uma série de notas.
© Getty Images
Reconhecimento especial (e espacial)!
Literalmente! Em 2014, o asteróide 249516 Aretha ganhou esse nome em homenagem à estrela.
© Getty Images
Sucesso de público e de crítica
Aretha Franklin já vendeu mais de 75 milhões de discos em todo o mundo. Mas antes que ela se tornasse um nome famoso, como a sua carreira teve início?
© Getty Images
Ela não foi um sucesso instantâneo
Aretha assinou contrato com a Columbia Records em 1960, quando ela tinha apenas 18 anos. Mas não foi essa a gravadora que lhe trouxe o sucesso comercial.
© Getty Images
Antes da fama, ela era uma cantora gospel na igreja de seu pai
Certamente, nem a diva iria imaginar que um dos maiores momentos da sua carreira seria se apresentar para o Papa Francisco em 2015, 55 anos depois de dar o primeiro salto em sua carreira!
© Getty Images
Grande oportunidade
A Atlantic Records assinou com a artista em 1967. Foi quando a diva deu o primeiro grande passo para o estrelato com hits como…
© Getty Images
‘I Never Loved A Man The Way I Love You’ (1967)
Esta canção de blues ao piano foi o primeiro sucesso de sua carreira.
© Getty Images
'Respect' (1967)
Este clássico do R&B foi originalmente escrito por Otis Redding. Aretha Franklin tornou a canção um sucesso, um dos primeiros e maiores hinos do emponderamento feminino.
© Getty Images
'(You Make Me Feel Like) A Natural Woman' (1967)
Aretha teve grande êxito ao gravar a composição de Carole King e Gerry Goffin. Desde então, a canção já ganhou muitas regravações e tributos, mas nenhuma superou a interpretação da diva americana.
© Getty Images
'Think’ (1968)
A cantora se consolidou como um ícone feminista com o sétimo sucesso entre os dez primeiros em dois anos. 'Think' é uma canção profunda que atraiu um público de liberais visionários.
© Getty Images
O primeiro (de muitos) Grammys
Aretha Franklin ganhou seus dois primeiros Grammy Awards em 1968. As estatuetas foram conquistadas nas categorias Melhor Gravação R&B e Melhor Performance Vocal Feminina R&B, as quais ela dominaria por oito anos consecutivos.
© Getty Images
'Spanish Harlem' (1971)
A versão da cantora para esta canção foi a que teve maior êxito de todas. 'Spanish Harlem' ficou em segundo lugar nas paradas de singles do pop e na primeira posição no topo do ranking de R&B.
© Getty Images
'Rainha do Soul'
Esse título surgiu no início dos anos 60, antes mesmo que Aretha se tornasse uma estrela do primeiro escalão da música.
© Getty Images
Tempos difíceis seguiram
Ao longo dos anos 70, a artista emplacou menos hits. Em 1979, o pai de Aretha foi tragicamente baleado (ele ficou em coma por cinco anos e morreu em 1984). Quando Clive Davis assinou com ela para a Arista Records, a carreira da diva voltou a dar uma guinada.
© Getty Images
Imortalizada
Em 1979, quando o pai foi baleado, a cantora foi reconhecida com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood.
© Getty Images
A Rainha do Soul se apresenta para a Rainha do Reino Unido
Em 1980, Aretha Franklin brilhou durante sua performance para a Rainha Elizabeth II, em Londres, na Inglaterra.
© Getty Images
Sucesso estrondoso
'Who's Zoomin' Who?' (1985) foi seu primeiro álbum de platina.
© Getty Images
A diva faz história!
Em 1987, Aretha tornou-se a primeira artista feminina a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame.
© Getty Images
'I Knew You Were Waiting (For Me)' com participação de George Michael (1987)
Nos anos 80, a artista provou que seu estilo era atemporal e que ainda poderia acompanhar os novos tempos. A música, ganhadora do Grammy, também se tornaria o seu maior sucesso na parada da Billboard Adult Contemporary.
© Getty Images
O coro de ícones em inauguração de Bill Clinton
Em 1993, Franklin cantou ao lado de Michael Jackson, Stevie Wonder e Diana Ross em um momento emblemático na história da música.
© Getty Images
Headliner no show 'VH1 Divas Live'
O show, que foi transmitido na televisão, também contou com Mariah Carey, Céline Dion, Gloria Estefan, Carole King e Shania Twain no Beacon Theatre, em Nova York.
© Getty Images
Responsabilidade
No Grammy de 1998, Luciano Pavarotti ligou para a organização da premiação para avisar que não poderia comparecer à apresentação porque estava doente. Aretha substituiu o tenor italiano de última hora e emocionou com sua linda versão da ópera 'Nessun dorma'.
© Getty Images
'A Rose Is Still a Rose'
Ainda em 1998, logo após impressionar o mundo, provando seu talento até na ópera, Aretha Franklin lançou um novo álbum, dando fim a um hiato de sete anos. A música-tema do álbum foi escrita pela rapper Lauryn Hill!
© Getty Images
Reconhecimento
Em 2005, a cantora recebeu a Medalha da Liberdade, a mais alta honraria civil dos EUA, marcando um dos seus maiores momentos patrióticos.
© Getty Images
Ela emocionou o presidente Barack Obama
Primeiro em sua posse em 1999 e, novamente, em 2015, no Kennedy Center Honors. Obama exaltou Aretha pelo talento em unir a cultura afro-americana ao blues, R&B e rock, acrescentando que sua música é um exemplo da transformação de dificuldades e tristezas em beleza e esperança, segundo informou a The New Yorker.
© Reuters
Uma lenda viva
Quase 50 anos depois de sua carreira ter começado, a cantora comoveu o público ao interpretar impercavelmente o hino nacional dos EUA, 'The Star-Spangled Banner', no Super Bowl de 2016.
© Getty Images
Mais do que uma voz na música
Em 2012, na época em que foi indicada para o GMA Gospel Music Hall of Fame, Franklin foi, frequentemente, descrita como símbolo da igualdade para os negros, bem como a voz da América negra e do movimento pelos direitos civis.
© Getty Images
Títulos honorários
Franklin recebeu títulos honorários e de doutorado em instituições como Harvard, Yale, Princeton, Brown, Berklee College of Music, Universidade de Michigan, New England Conservatory of Music, além de outras.
© Getty Images
Medo de avião
Devido a um tenso incidente em avião, Aretha não voa para o exterior desde 1983, realizando shows apenas na América do Norte.
© Getty Images
Prêmio pelo conjunto da obra aos 52 anos
Seu Grammy Lifetime Achievement Award de 1994, foi uma grande aquisição à sua coleção de 18 estatuetas do Grammy, três prêmios especiais de reconhecimento e um Globo de Ouro.
© Getty Images
Recordes
Aretha gravou um total de 112 singles na Billboard, incluindo 77 na parada Hot 100, 17 no top 10 do pop, 100 no ranking R&B e 20 singles em primeiro lugar na parada R&B.
© Getty Images
Aposentadoria
No início de 2017, a Rainha do Soul anunciou, simultaneamente, sua aposentadoria após complicações na saúde e um novo álbum para encerrar em grande estilo a carreira.
© Getty Images
Cultura
Legado
16/08/18
POR Notícias Ao Minuto
Uma das maiores cantoras do mundo, Aretha Franklin, morreu nesta quinta-feira (16), em decorrência de um câncer.
Como lembra a Folha de S. Paulo, a artista era a única cantora ainda em atividade neste século comparável ao trio de vozes supremas Billie Holiday (1915-1959), Ella Fitzgerald (1917-1996) e Nina Simone (1933-2003).
Aretha teve uma carreira brilhante e se tornou a artista feminina a ter mais singles inseridos nas paradas da revista "Billboard".
Na galeria a seguir, relembre as conquistas e momentos icônicos da carreira da Rainha do Soul!
PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799
PARTILHE ESTA NOTÍCIA