Fotógrafo e ilustrador lança livro com desenhos de pai para filha

Da interação entre pai e filha surgiu o livro "O Grande Desafio das Pequenas Coisas"

© iStock

Cultura lançamento 20/08/18 POR Folhapress

 O fotógrafo e ilustrador Lucas Tannuri, 37, sempre fez de seus desenhos uma forma de se comunicar com as crianças. O que ele não imaginava é que as ilustrações seriam a maior forma de interação entre ele e sua filha, Marina Tannuri, 7.

PUB

Portadora de TEA (Transtorno do Espectro Autista), há um ano Marina lhe entrega objetos e, juntos, pai e filha brincam e criam desenhos.

"Eu sempre pedia que ela me dissesse o que faria com os objetos. Alguns desenhos eu fiz como ela disse e outras vezes eu criei para mostrar a ela outras possibilidades." 

Da interação entre pai e filha surgiu o livro "O Grande Desafio das Pequenas Coisas", com financiamento coletivo pelo site Cartase. A contribuição mínima é R$ 35 e pode ser feita até o dia 18 de setembro. 

Além das ilustrações, o livro traz poemas feitos por Tannuri e pelo escritor Rodrigo Vulcano Zanil. 

Segundo o fotógrafo, o projeto começou de forma despretensiosa, pois tinha mesmo a intenção de ser uma forma de comunicação entre ele e sua filha. A ideia era fazer com que Tannuri entrasse no mundo de Marina e, ela, por sua vez, ampliasse a comunicação com o pai.

"Era um tipo de diálogo entre tantos outros estímulos e tantas outras atividades que a gente faz. E essa questão do objeto surgiu sem querer." 

O LIVRO

Marina começou, então, a lhe entregar objetos e pedir que ele fizesse desenhos. Para estimular cada vez mais a filha, Tannuri incentiva-a a falar que tipo de desenho queria. Depois de algum tempo, ele começou a postar as imagens na internet e as pessoas foram se identificando.

"O primeiro desenho que eu fiz foi com um J vermelho, que é o dançando na chuva. Acabei postando isso no Instagram porque fica divertido ter o objeto junto com o desenho. Todo mundo começou a achar legal e pedir mais." 

As redes sociais foram o termômetro que fizeram o fotógrafo decidir lançar o livro. Ele conta que chegou até mesmo a parar de postar os desenhos, pois achava que era algo muito íntimo entre ele e a filha. No entanto, muitas pessoas começaram a pedir mais.

Foi quando voltou a postar a sua produção e surgiu a ideia do livro. "A ideia foi amadurecendo, pensamos em lançar no Catarse, porque veio de algo coletivo, então, seria por meio de um financiamento coletivo." 

O GRANDE DESAFIO DE SER PAI

Após amadurecer a ideia de lançar o livro, Tannuri, que também é pai de Gael, 1, diz que começou a criar um conceito para as ilustrações.

"A peça sempre vai ser a mesma, o que muda é o contexto que está em volta. É o que a gente como pai tenta fazer e é o que a gente acredita que uma sociedade bacana possa ter. Conseguindo fazer um bom contexto a gente consegue acolher tudo", afirma. 

O fotógrafo conta que a intenção é levar a sociedade a uma reflexão sobre os relacionamentos entre pais e filhos. "A Marina está muito feliz. Não é um livro sobre autismo, é um livro sobre comunicação, é um livro sobre interação de um pai com uma filha. É um convite ao lúdico, uma brincadeira." 

Para ele, a ideia do objeto no desenho se tornou algo tão forte, pois remete ao fato de chamar os pais para o mundo concreto, de estar junto e sair um pouco do mundo virtual ao qual estamos tão ligados hoje."A gente está tentando quebrar um bloqueio de situações autistas que a gente possa viver hoje em dia. É muito comum em casos de pais e filhos neurotípicos ter momentos autistas. Chegar em casa, cansado do serviço e, depois, pega o celular, fica no sofá e acaba não brincando com o filho ou a filha, e nosso livro é um convite para quebrar essa barreira." Com informações da Folhapress.

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 19 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 14 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 19 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 19 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 12 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 18 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 19 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 19 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 19 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 18 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)