© Kai Pfaffenbach/Reuters
A Nasa anunciou nessa segunda-feira (20) ter comprovado a existência de gelo na superfície dos polos da Lua. De acordo com a agência espacial, os depósitos de gelo estão distribuídos de forma irregular.
PUB
"Nas partes mais escuras e frias dos polos da Lua, depósitos de gelo foram encontrados. No polo sul, a maior parte do gelo está concentrada nas crateras lunares, enquanto no polo norte o gelo é mais vasto, e mais espalhado", escreveu a Nasa no Twitter.
+ Mito ou verdade: papel alumínio melhora o sinal wi-fi?
A equipe de pesquisadores que realizou a descoberta foi liderada por Shuai Li, da Universidade do Havaí e da Brown University. Os dados foram coletados com a ajuda da missão espacial não-tripulada Chandrayaan-1, nave enviada em 2008 pela Espacial Indiana.
In the darkest and coldest parts of the Moon's poles, ice deposits have been found. At the southern pole, most of the ice is concentrated at lunar craters, while the northern pole’s ice is more widely, but sparsely spread. More on this @NASAMoon discovery: https://t.co/kvjPbMrEWK pic.twitter.com/ZkVFyKrOB6
— NASA (@NASA) 20 de agosto de 2018
A missão carregou até o satélite o Moon Mineralogy Mapper (M3), instrumento da Nasa capaz de medir a forma que as moléculas absorvem a luz infravermelha, o que diferencia o líquido, do vapor e do gelo.
Ainda segundo a Nasa, a maior parte do gelo está localizada entre as crateras dos polos, onde as temperaturas não passam dos - 150ºC. Como explica o 'G1', devido à inclinação da Lua, a luz solar nunca atinge essas partes da superfície.
Estudos realizados anteriormente já haviam levantado a possibilidade da existência de gelo no satélite da Terra, mas o fato não tinha sido comprovado até então.