© iStock
Vai chegando a hora do almoço e o cheiro do feijão vai ganhando a casa. Em todo lar brasileiro que se preze, o feijão aparece constamente, para não dizer todo dia. Carioca, preto, azuki, manteiga... não faltam opções de feijão para variar na mesa.
PUB
Mas apesar de o feijão fazer parte da vida do brasileiro, nem sempre ele é feito da melhor maneira. Existem sempre truques que podem deixá-lo mais saboroso, saudável e com aquele caldinho irresistível. Confira as dicas que Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, em São Paulo, compartilhou com o iG. Confira:
1. Deixe de molho, por cerca de 12 horas. Mas caso tenha esquecido, uma hora já ajuda bastante. E sempre jogue a água da demolha fora!
2. Para ter um caldo mais grosso, o segredo é deixá-lo reduzir bastante, apurando em fogo lento. Dá também para bater uma porção de feijão no liquidificador e voltar para a panela.
3. Feijão tem que se temperado após cozido, mas ainda durinho. No final do cozimento, frite cebola e alho em azeite com alguma carne, caso queira (bacon, por exemplo). O sal vai no final.
4. A quantidade de água varia bastante, mas calcule 1 litro para cada quilo, caso o feijão tenha ficado de molho. Se não, dobre a quantidade de água.
5. Feijão cozinha rápido na panela de pressão - em torno de 20 minutos após pegar pressão. Na panela comum, pode levar até 3 horas.
6. Depois de pronto, o feijão pode ser congelado por até três meses.
7. Dê uma olhadinha no feijão antes de cozê-lo, para catar eventuais pedras que possam ter vindo dentro do saco.