Brasil será o sexto produtor de petróleo em 2035

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, disse hoje (2) que, em 2035, o Brasil será o sexto maior produtor de petróleo do mundo, com uma participação de 6,1% na produção internacional. Ela informou que a previsão foi feita pela Agência Internacional de Energia, organismo internacional integrada por 29 países. “Interessante é que tudo isso são previsões de analistas independentes, que têm seus próprios modelos”, acrescentou a dirigente, em palestra no 4º Seminário Sobre Matriz e Segurança Energét

© DR

Economia Graça Foster 02/06/14 POR Agência Brasil

Graça Foster informou que, em maio deste ano, na média, o pré-sal correspondeu a 22% do que foi produzido pela Petrobras no período, e alcança resultados crescentes. “No mês de abril, o Brasil produziu média de 411 mil barris/dia no pré-sal das bacias de Campos e Santos. No dia 11 de maio, bateu recorde na produção, com 470 mil barris/dia, e estamos muito próximos de fazer 500 mil barris /dia. Hoje, olhando 2010 e 2014, a produção no pré-sal cresceu dez vezes. Todos os dias temos incorporações e, algumas vezes no mês, temos feito várias interligações no pós-sal e no pré-sal, de tal forma que a gente tenha o crescimento da curva de produção”, explicou.

PUB

No acumulado até 2013, a Petrobras investiu no pré-sal US$ 20 bilhões em atividades de exploração e de produção. “Estamos em uma fase em que 52% das reservas do Brasil, considerando as reservas provadas e volumes potencialmente recuperáveis, são reservas no pré-sal. Vamos estar produzindo próximo a 4,2 milhões de barris de petróleo em 2020, grande parte no pré-sal, e, por isso, o investimento até 2018 vai acumular um investimento de US$102 bilhões. Esse investimento já está contratado e é compromisso de Petrobras”, revelou. 

Os estudos indicam ainda que o quadro da matriz energética mundial, no período de 2011 a 2030, se manterá predominantemente fóssil, em que o petróleo estará firme como a fonte de energia mais consumida. “Em termos renováveis, tem um crescimento em especial de energias solar e eólica, mas, ainda assim, vai ter predomínio de petróleo em 2030”, informou Graça Foster. A presidenta defendeu ainda a necessidade de mais investimentos em produtividade na indústria naval . Ela acrescentou que 12 refinarias estão sendo construídas no Brasil e  mais duas serão iniciadas. “Significa que teremos petróleo para atender à nossa demanda e ainda certamente o Brasil se tornará um exportador de petróleo”, completou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Kids pretos Há 23 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Liziane Gutierrez Há 10 Horas

Ex-Fazenda Liziane Gutierrez está presa no Marrocos há um mês

mundo Inglaterra Há 8 Horas

Mulher condenada por manter bebê em gaveta até os três anos na Inglaterra

fama Meghan Markle Há 10 Horas

Divórcio? Meghan Markle quebra o silêncio e surge sozinha em evento

politica Bolsonaro Há 8 Horas

PF: Bolsonaro 'planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva'

esporte Brasileirão 26/11/24

CBF divulga duas últimas rodadas do Brasileirão com jogos dos líderes no mesmo horário

fama TONY-RAMOS Há 21 Horas

Tony Ramos faz balanço de 2024 e relembra cirurgias na cabeça

esporte Brasil Há 8 Horas

Abel é chamado de burro pela torcida do Palmeiras

tech Espaço Há 9 Horas

James Webb mostra detalhes inéditos da galáxia 'Sombrero'; veja as fotos

fama FERNANDA-TORRES Há 23 Horas

Fernanda Torres é destacada como 'ícone global' em matéria da Vanity Fair