Apagão afeta cidades da Venezuela pelo segundo dia consecutivo

O apagão de hoje, segundo o ministro de Energia Elétrica, Luís Motta Domínguez, aconteceu devido a operações de reparação de um "ato de sabotagem"

© Carlos Garcia Rawlins/Reuters

Mundo falta de energia 30/08/18 POR Lusa

Uma falha elétrica voltou nesta quinta-feira (30) a deixar às escuras a cidade de Caracas e os vizinhos estados de Miranda e Vargas onde, segundo dados não oficiais, residem 6,96 milhões de pessoas. A falha, que durou pelo menos 60 minutos, ocorreu por volta das 11h locais  (12h30 em Brasília).

PUB

O apagão de hoje, segundo o ministro de Energia Elétrica, Luís Motta Domínguez, aconteceu devido a operações de reparação de um "ato de sabotagem" ocorrido nessa quarta-feira (29). Dez pessoas foram detidas.

"Compatriotas, devido à reparação do cabo 'seccionado' no dia de ontem, haverá interrupção do serviço (de abastecimento de energia elétrica) enquanto durem os trabalhos. Os circuitos vão ser ativados paulatinamente", escreveu o ministro na sua conta do Twitter.

O apagão de hoje voltou a obrigar o metrô de Caracas a suspender o serviço de transporte de passageiros, obrigando os usuários a caminharem a pé.

As ruas de Caracas mostravam uma enorme quantidade de pessoas caminhando, ou à espera de ônibus, em uma cidade onde é cada vez mais difícil usar o transporte público, devido à paralisação de viaturas por falta de peças de reposição.

+ OEA convoca reunião de emergência sobre crise migratória

Outros setores afetados

Por outro lado, instituições educativas como a Escola de Cinema e Televisão (ESCINETV) paralisaram temporariamente as atividades, quando um grupo de alunos fazia a análise de um filme latino-americano.

Devido ao apagão de hoje os serviços de telecomunicações, como os telefones fixos do Estado, registaram intermitências. Este é o terceiro grande apagão que, no último mês, afetou a cidade de Caracas.

Recorrência

Na Venezuela, são cada vez mais frequentes os apagões, uma situação que o governo venezuelano atribui a sabotagem e a oposição à falta de investimentos e de manutenção no setor. Os apagões são mais frequentes no interior do país, onde a população se queixa de passar até cinco dias às escuras.

Recentemente, empregados da empresa estatal Corpoelec manifestaram-se para exigir melhores salários e denunciar faltas de investimentos no setor. Na imprensa venezuelana alguns engenheiros têm advertido para a possibilidade de um grande apagão geral. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 7 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 7 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 20 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 7 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 22 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 8 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 7 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

tech Aplicativo Há 6 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Condenados Há 15 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 6 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo