Entre aliados e rivais, Lula é protagonista em horário eleitoral

Nas cinco inserções de 30 segundos cada que teve na televisão, a candidatura do petista mostrou imagens dele quando era presidente

© Reuters

Política TV 31/08/18 POR Folhapress

Preso em Curitiba, Lula foi assunto das propagandas de aliados, ex-aliados e rivais nesta sexta-feira (31), no primeiro dia do horário eleitoral na televisão e no rádio.

PUB

Nas cinco inserções de 30 segundos cada que teve na televisão, a candidatura do petista mostrou imagens dele quando era presidente. Numa delas, Lula aparece com trabalhadores da Petrobras, estatal que foi o centro das investigações da Lava Jato, que o levaram a sua prisão.

Condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex em Guarujá, Lula está preso em Curitiba desde abril e pode ter a candidatura barrada com base na Lei da Ficha Limpa.

Atual candidato a vice-presidente do PT e provável substituto à frente da chapa caso a Justiça impeça o ex-presidente de concorrer, Fernando Haddad surge apenas no final do vídeo. "Vamos trazer o Brasil de Lula de volta", diz o ex-prefeito de São Paulo.

+ 'Vai chegar a hora em que vamos revogar Lei Áurea', diz Ciro

Nas propagandas para a disputa no Governo do Estado de São Paulo e para Assembleia Legislativa, Lula também foi a figura central. Um vídeo dele apresentando Luiz Marinho, candidato petista, abriu o horário eleitoral do partido.

Lula conta que conheceu Marinho em 1978 e destaca que o ex-ministro do Trabalho de seu governo foi quem propôs o aumento do salário mínimo. "Tenho certeza que você vai fazer a diferença no estado de São Paulo", diz o petista.

"Vote nos deputados do nosso partido", diz Lula ao final da música que pede a volta do ex-presidente para o Brasil ser feliz de novo.

Na televisão, o petista também foi lembrado por ex-aliados como Henrique Meirelles (MDB), seu rival na disputa pela presidência.

Na propaganda, o emedebista diz que foi chamado por Lula. Afirma também que ter sido convocado no último governo, mas não cita o nome do presidente Michel Temer, do seu partido.

Outro emedebista que tentou se colar à imagem do ex-presidente foi o senador Eunício Oliveira(MDB-CE).

"Eu fui para as ruas defender o Lula quando ele perdeu as eleições. A marca do Lula não é a obra física, a marca do Lula é a obra humana", afirmou o senador, que concorre à reeleição no Ceará.

Houve também quem atacou o petista, mesmo sem citá-lo nominalmente. O candidato à Presidência da República Alvaro Dias (Podemos) lembrou que homenagens foram feitas para o ex-presidente em Curitiba. O programa do senador mostrou uma imagem de aliados do ex-presidente em protesto na capital paranaense. Em seguida, aparece a foto do candidato ao lado do juiz Sérgio Moro. "Eu escolhi andar do lado certo. E você?, questiona Álvaro Dias.

O horário eleitoral no rádio e na televisão vai até o dia 4 de outubro, antes do primeiro turno da eleição, que acontece no dia 7 de outubro. Serão exibidos de segunda a sábado.

Em todos os dias da semana, inclusive nos domingos, haverá inserções na televisão e no rádio das 5h às 24h.

Os blocos de propaganda da disputa para a Presidência da República estreiam neste sábado, às 13h. Serão 25 minutos de programa, divididos em dois blocos, o segundo às 20h30. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Harry e Meghan Markle Há 10 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

politica Investigação Há 10 Horas

PF põe Bolsonaro como líder de organização e vê viagem aos EUA como parte de plano, diz TV

brasil Goiás Há 11 Horas

Piloto de avião que caiu em Goiás mandou vídeo dentro de aeronave

fama Beto Barbosa Há 6 Horas

Beto Barbosa é criticado por ter se casado com adolescente de 15 anos

fama Viralizou Há 11 Horas

Rafa Vitti cita segredo sexual de Tatá na frente do pai da apresentadora

fama Vídeo Há 10 Horas

DiCaprio é acusado de 'comportamento desrespeitoso' em hotel

fama Ron Ely Há 12 Horas

Revelada causa da morte de Ron Ely, ator de 'Tarzan'

economia Banco do Brasil Há 12 Horas

Banco do Brasil: Clientes aplicaram R$ 4,7 mi no Tesouro via WhatsApp desde lançamento

fama Presos Há 9 Horas

Famosos que foram presos várias vezes: Quem tem o recorde?

fama Redes Sociais Há 5 Horas

Jojo Todynho vira garota-propaganda da Havan, que ironiza 'cancelamento'