Centenas de personalidades da política e das forças armadas norte-americanas reuniram-se, neste sábado (1), em Washington, para dizer adeus a John McCain. As cerimônias fúnebres do senador republicano ficaram marcadas, sobretudo, pelas mensagens de Obama e da filha de McCain para Donald Trump.
PUB
Obama, que derrotou McCain nas eleições presidenciais de 2008, George W. Bush, que ganhou a corrida à nomeação presidencial republicana em 2000 contra McCain, e a filha do senador republicano, Meghan McCain, foram os responsáveis pelos elogios fúnebres na Catedral Nacional de Washington.
+ 'Tragédia mundial', diz Itália sobre fogo no Museu Nacional
As intervenções durante a cerimônia, como narra o The Guardian, não mencionaram diretamente o nome do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas estão sendo interpretadas como críticas diretas à atual administração e às suas políticas.
Este foi, aliás, o grande ausente no evento. Em causa estão as fortes divergências entre McCain e Trump. Enquanto decorriam as cerimônias em honra do senador, o presidente americano foi para um dos seus campos de golfe localizado perto de Washington.
Porém, estiveram presentes a filha de Trump, Ivanka Trump, e o seu marido, Jared Kushner, bem como membros da equipa da Casa Branca, como o chefe de gabinete do Presidente, o general John Kelly, e o secretário de Defesa, James Mattis.
Durante a sua intervenção, Meghan McCain não conteve as lágrimas ao recordar o pai que perdeu a luta contra um tumor no cérebro no passado dia 25 de agosto. Reivindicando "a grandeza" dos Estados Unidos, a filha do senador assegurou que o país que o seu pai representou e defendeu "não precisa de ser grande de novo, porque sempre foi".
"Foi um grande homem. Estamos aqui reunidos para lamentar a morte da grandeza norte-americana. A verdadeira, não a retórica barata de homens que nunca chegaram perto do sacrifício que ele ofereceu voluntariamente, nem da retórica oportunista daqueles que viveram vidas de conforto e privilégio", afirmou a filha de McCain.
Veja, na galeria, as fotos da cerimônia captadas pela objetiva da Reuters. Com informações da Lusa.