Federer dá adeus ao US Open após ser derrotado pelo 55º do ranking

O suíço perdeu de virada do australiano John Millman

© USA Today Sports/Reuters

Esporte Eliminados 04/09/18 POR Estadao Conteudo

De forma surpreendente, um dos maiores favoritos ao título do US Open foi eliminado precocemente ainda na fase de oitavas de final. Atual número 2 do mundo, o suíço Roger Federer foi derrotado de virada pelo australiano John Millman, apenas o 55.º do ranking da ATP, por 3 sets a 1 - com parciais de 3/6, 7/5, 7/6 (9/7) e 7/6 (7/3), em 3 horas e 34 minutos - e já elegeu um culpado: o calor em Nova York, mesmo com a partida sendo disputada à noite.

PUB

Dois dias depois de não dar qualquer chance para o também australiano Nick Kyrgios, Federer jogou muito abaixo do esperado contra Millman. Muito incomodado com o calor, o suíço cometeu nada menos que 76 erros não-forçados - contra 28 do rival. "Por alguma razão, esta noite tive problemas com as condições climáticas. É uma das primeiras vezes que isso acontece. Senti que não conseguia respirar. Não havia circulação de ar", afirmou o ex-número 1 do mundo em entrevista coletiva após a derrota.

Federer explicou que não teve capacidade de reação em quadra. "Suava demais e quanto mais a partida avançava, perdia energia. Quando você se sente assim, tudo está acabado, não tem capacidade de reação", disse o suíço, que perdeu a oportunidade de retomar a liderança do ranking e verá o espanhol Rafael Nadal seguir em primeiro.

Outra explicação de Federer para a eliminação é a melhor adaptação de Millman ao calor do verão de Nova York. "John foi capaz de se adaptar melhor. Ele vem de um dos lugares mais úmidos do planeta, Brisbane. Sabia que teria um partida difícil. Foi decepcionante", completou.

Em 14 participações no US Open, esta é apenas a segunda vez que Federer cai antes das quartas de final - a primeira havia sido em 2013, em derrota para o espanhol Tommy Robredo. O suíço também nunca havia perdido nenhum dos 40 jogos contra adversários de fora do Top 50 no US Open.

Esta é apenas a primeira vitória de Millman contra um adversário Top 10. Até então havia perdido todos os 10 jogos que fez contra adversários nas 10 primeiras posições da ATP. Após bater o número 2 do mundo e pentacampeão do último Grand Slam da temporada, terá apenas dois dias de descanso antes de enfrentar o suíço Novak Djokovic, dono de dois títulos em Nova York e atual sexto colocado no ranking. Será o segundo duelo entre eles na temporada. Em junho, na estreia do ATP 500 de Queen´s, em Londres, o australiano perdeu por 2 sets a 0. Com informações do Etsadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 13 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 13 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 7 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 14 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 22 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 6 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

brasil Tragédia Há 14 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Emergência Médica Há 14 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Hollywood Há 9 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio