© Toby Melville / Reuters
A marca britânica Burberry anunciou nesta quinta-feira (6) o fim da prática de queimar os produtos do estoque que não são vendidos e de usar pele de animais em suas confecções. O comunicado foi uma resposta às polêmicas envolvendo ecologistas e às críticas devido ao impacto ambiental causado.
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Segundo a linha de luxo, a decisão tem "efeito imediato", pensando no London Fashion Week, que acontece ainda Neste mês.
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Em abril, o jornal "Times" denunciou que o estoque queimado pela Burberry em 2017 era equivalente a 34 milhões de euros (R$163 milhões na cotação de hoje). Essa prática não é nova no universo das grandes marcas de moda, motivadas por proteger "a propriedade intelectual" das criações, além de defender as roupas de imitações, pirataria e de vendas ilegais.
As mudanças na Burberry, segundo comunicado, fazem parte de uma agenda de responsabilidade estabelecida em 2017, com duração de cinco anos. "Nós já usamos, reparamos, doamos e reciclamos os produtos que não são vendidos e continuaremos a expandir esses esforços", escreveu a empresa em nota.
A rainha de vendas sueca H&M assumiu recentemente que adota a mesma prática de queimar estoque. Os protestos contra o desperdício e contras as agressões ambientais continuam. (ANSA)