Ilha da Madeira: o tesouro português no meio do Atlântico
O destino é conhecido como a terra do craque português Cristiano Ronaldo
Ilha da Madeira: o tesouro português no meio do Atlântico!
Tesouro escondido no meio do Oceano Atlântico, a Ilha da Madeira vem se tornando famosa após a ascensão do seu filho mais ilustre, o craque português Cristiano Ronaldo. Mas além de ser terra natal de um dos maiores jogadores do mundo, o lugar tem atraído a atenção de visitantes por reunir clima agradável e paisagens incríveis, que vão de praias paradisíacas, a picos montanhosos vulcânicos e belos jardins.
Na galeria, surpreenda-se com as belezas e atrações da Ilha da Madeira.
© iStock
Explore as montanhas
A paisagem da Ilha Madeira foi moldada por milhões de anos de atividade vulcânica. Muitos dos picos estão encobertos por nuvens.
© Shutterstock
Pico do Arieiro
Com 1.818 metros de altura, este é o terceiro pico mais alto da Madeira. Felizmente, os visitantes podem chegar ao topo do Arieiro pela estrada, onde começa uma emocionante trilha de caminhada.
© iStock
Cidade procurada
É na capital de Funchal onde fica o Aeroporto Internacional da Madeira Cristiano Ronaldo. O lugar é também uma parada movimentada de cruzeiros. Aqui, eis o registro do lugar ao anoitecer. Lindo, né?
© iStock
Mercado dos Lavradores, Funchal
Neste mercado, é possível encontrar frutas exóticas, peixes, frutos do mar, artesanato local e flores de diversas espécies.
© iStock
Santana
As casas tradicionais em madeira da ilha representam um estilo arquitetônico, que remonta ao século XVI. A aldeia de Santana é o lugar certo para admirar estas habitações coloridas e incomuns.
© iStock
Funchal
Funchal tem vista para um porto natural, enquanto seu centro histórico é caracterizado por belos edifícios do século XVIII. As Ilhas Desertas do arquipélago português podem ser vistas à distância.
© iStock
Porto Moniz
Faça um esforço para chegar a esta remota aldeia costeira na ponta noroeste da Madeira. Belas piscinas naturais de rochas de lava são uma atração à parte.
© iStock
Jardim Botânico da Madeira, Funchal
Com um dos mais belos jardins da região, sua flora exótica e vibrante encanta visitantes. O ar perfumado é inebriante.
© iStock
Strelitzia
Popularmente conhecida como a ave do paraíso (ou estrelícia), essa flor, nativa da África do Sul, é amplamente cultivada em toda a ilha e é uma das favoritas dos locais e visitantes.
© iStock
Ponta de São Lourenço
Apontando para o oceano como um dedo torto, a península mais oriental da ilha oferece alguns dos melhores cenários de penhascos da Madeira.
© iStock
Jardim Tropical Monte Palace
O jardim japonês é uma atração popular e abriga dois museus, um com máscaras tribais de madeira do Zimbábue e outro de raras pedras preciosas.
© iStock
Pico Ruivo
Com 1,862 metros de altura, este é o pico mais alto da Madeira, que só pode ser alcançado a pé. As vistas são de tirar o fôlego.
(Foto: Flickr/CC BY-SA 2.0)
© Flickr/Creative Commons
Conheça as levadas
A melhor maneira de admirar a costa e o interior da Madeira é percorrer as 'levadas', trilhas com canais de irrigação que cruzam a ilha.
© iStock
Curral das Freiras
Durante o século XVII, as freiras do Convento de Santa Clara, em Funchal, escapariam para este vale escondido sempre que a Madeira fosse ameaçada por ataques de piratas. Vale a pena explorar esta paisagem mágica.
© iStock
Câmera de Lobos
Esta pitoresca vila de pescadores, que é um dos cartões-postais da ilha, conta com famosos restaurantes de frutos do mar. Curiosamente, essa aldeia era o destino de férias favorito do ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill, que gostava de pintar esse visual do terraço de seu hotel.
© iStock
Ponta do Pargo
A cachoeira Garganta Funda, localizada perto da Ponta do Pargo, é uma das belezas naturais mais espetaculares da Madeira.
© iStock
Quinta das Cruzes, Funchal
Esta imponente mansão foi outrora a casa do explorador português João Gonçalves Zarco, que juntamente com Tristão Vaz Teixeira, reivindicou a ilha desabitada de Portugal em 1420. É agora um museu fascinante.
© iStock
Convento de Santa Clara, Funchal
Fundado em 1476, o convento merece também uma visita. Os destaques do lugar incluem o coro superior decorado e um belo pátio tranquilo. A igreja possui um magnífico templo de prata, que remonta ao ano de 1671.
© iStock
Catedral de Funchal
Erguida em 1514, a catedral merece o status de uma das construções religiosas mais importantes de Portugal. Um dos destaques do lugar é o teto espetacular.
© iStock
Cabo Girão
Com um pico de 580 m, este é o penhasco mais alto da Madeira e um dos mais altos da Europa. A queda quase vertical pode ser admirada a partir de uma passarela com fundo de vidro.
© iStock
Cachalote
Residente durante todo o ano nas águas amenas da Madeira, o cachalote é um gigante gentil frequentemente avistado em excursões de observação de baleias a partir do porto de Funchal.
© iStock
Observação de golfinhos
Golfinhos brincalhões também são moradores ilustres. Eles estão presentes durante todo o ano, mas de março a novembro costumam saudar os visitantes com mais frequência.
(Foto: Flickr/CC BY-NC-ND 2.0)
© Flickr/Creative Commons
Cavernas de São Vicente
Depois, siga para a Vila de São Vicente, no litoral norte da ilha. Aventure-se no subsolo para explorar essas impressionantes cavernas vulcânicas.
© Shutterstock
Penha d'Águia
Situada no Porto da Cruz, essa formação rochosa é considerada a mais emblemática da Madeira.
© iStock
Forte de São Tiago, Funchal
Atração obrigatória para os visitantes, esse forte do século XVII, que conta com um museu e restaurante, surpreende pelo seu labirinto de passagens e escadarias.
© iStock
Vinho da Madeira
Uma visita à Madeira não está completa sem provar um dos seus produtos mais famosos. Algumas safras do vinho da Madeira remontam ao início do século XIX.
© Shutterstock
Festa da Flor Madeira, Funchal
Esse festival anual, que ocorre na primavera, conta com um desfile alegre e colorido pelas ruas da capital da Madeira.
© iStock
Patrimônio Mundial
A floresta laurissilva da Madeira é a última área restante de floresta subtropical primitiva encontrada na ilha. Rara e antiga, a vegetação é um Patrimônio Mundial da UNESCO.
© iStock
Igreja de Nossa Senhora do Monte
Monte, uma pequena aldeia localizada no alto do Funchal, é famosa pela sua igreja do início do século XIX. O interior abriga o túmulo do Imperador Carlos I, da Áustria.
© iStock
Porto Santo
A ilha é famosa por sua praia paradisíaca. Os exploradores podem contar com uma balsa diária, que transita entre a Madeira e Porto Santo
© iStock
Casa Colombo-Museu, Porto Santo
O famoso explorador italiano Cristóvão Colombo viveu em Porto Santo com a sua esposa portuguesa, Filipa Moniz. Sua casa se tornou um museu curioso.
© iStock
Ilhas Desertas
O turista mais aventureiro deve combinar a sua visita à Madeira com uma excursão de barco às Ilhas Desertas, três pedaços de terra desabitados que constituem um santuário protegido de vida selvagem.
© Public Domain
Festa de Ano Novo, Funchal
Você de reservar alojamento em hotel com vários meses de antecedência para curtir a passagem de ano em Funchal, réveillon que é considerado um dos maiores shows de fogos de artifício do mundo.
© iStock
Lifestyle
Férias
07/09/18
POR Notícias Ao Minuto
Tesouro escondido no meio do Oceano Atlântico, a Ilha da Madeira vem se tornando famosa após a ascensão do seu filho mais ilustre, o craque português Cristiano Ronaldo. Mas além de ser terra natal de um dos maiores jogadores do mundo, o lugar tem atraído a atenção de visitantes por reunir clima agradável e paisagens incríveis, que vão de praias paradisíacas, a picos montanhosos vulcânicos e belos jardins.
Na galeria, surpreenda-se com as belezas e atrações da Ilha da Madeira.
Leia também: Colina das Cruzes: conheça esse lugar macabro que é um destino de fé
PARTILHE ESTA NOTÍCIA