© Reuters
Desde 2015, mais de 75 mil venezuelanos procuraram a Polícia Federal de Roraima para se regularizarem no Brasil. Os dados são da Casa Civil da presidência e foram divulgados nessa quarta-feira (5).
PUB
De acordo com o levantamento, das 75,5 mil solicitações recebidas pela PF no estado de janeiro de 2015 - período em que acentuou-se a crise na Venezuela - até agosto deste ano, 46,7 mil foram pedidos de refúgio e 14,9 mil de residência temporária. Os números, que são individualizados, incluem ainda 13,8 mil agendamentos para atendimentos futuros.
+ Iphan publica diretrizes para combate a incêndio em bens tombados
O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) ainda não se manifestou sobre a quantidade de pedidos de refúgio já analisados.
Como reportado pelo 'G1', com informações da Casa Civil, entre 2017 e agosto deste ano, 154 mil venezuelanos entraram no Brasil por Pacaraima (RR), sendo que só nos últimos dois meses foram 27 mil. Atualmente, o fluxo de entrada pela fronteira é de até 500 pessoas por dia.
Ainda segundo o levantamento, dos 154 mil venezuelanos que cruzaram a fronteira por Roraima, 75,5 mil não registraram saída do território nacional, mas outros 79,4 mil já deixaram o país.