Desfile da Independência terá 4,5 mil militares e civis em Brasília

Temer assistirá seu terceiro e último desfile como presidente

© Alan Santos/PR

Brasil 7 de setembro 07/09/18 POR Notícias Ao Minuto

O desfile cívico de hoje, na Esplanada dos Ministérios, será o terceiro e último de Michel Temer como presidente da República. Como reza o protocolo, Temer dará autorização ao comandante militar do Planalto, general Sérgio da Costa Negraes, para o início do desfile. A partir de então, desfilarão na Esplanada 4,5 mil pessoas, entre militares, civis e estudantes. O Desfile da Independência terá início às 9h, com duas horas de duração.

PUB

O desfile está dividido nos setores militar, escolar, motorizado e hípico. A população presente também verá mais de 150 viaturas, aviões e helicópteros. O desfile, como tradicionalmente ocorre, terá a participação de militares do Exército, Marinha e Aeronáutica. Integrantes da Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Polícia Militar do Distrito Federal e Corpo de Bombeiros do DF também farão parte da cerimônia.

Estudantes de escolas públicas de Samambaia, Guará e Planaltina estarão no desfile. Os estudantes homenagearão Dom Pedro I, primeiro governante do país independente; Zumbi dos Palmares, pioneiro na resistência contra a escravidão; Santos Dumont, pai da aviação; Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira; e Chiquinha Gonzaga, musicista, maestrina e ativista das liberdades femininas.

Homenagem aos pracinhas

Haverá ainda uma homenagem aos pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB), tropa que o Brasil enviou para lutar na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Os pracinhas serão acompanhados de ex-integrantes de Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Um dos momentos mais marcantes do desfile é a passagem da pirâmide humana sobre motocicletas, montada pelo Batalhão de Polícia do Exército de Brasília. A pirâmide humana ficou conhecida internacionalmente por figurar duas vezes no Guinness Book, o livro dos recordes.

O encerramento do desfile ficará por conta da passagem do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, os Dragões da Independência. Trata-se de um regimento importante na história do país e que participou de momentos emblemáticos como o Grito da Independência e a Proclamação da República. Com informações da Agência Brasil.

Veja também: Incêndio no Museu Nacional reforça necessidade de digitalizar acervos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Saúde Há 22 Horas

'Esteja presente para você e para quem ama', diz amiga de Preta Gil

fama Hollywood Há 21 Horas

Atrizes saem em defesa de Blake Lively em processo contra Justin Baldoni

fama Saúde Há 8 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

economia Bahia Há 7 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

esporte Futebol 23/12/24

Quanto o Palmeiras recebeu e quanto ainda tem a receber por Estêvão

politica Justiça Há 8 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Internado em SP, Gusttavo Lima deve receber alta em até 48 horas